IPVA poderá ser pago em até 6 parcelas por motoristas do ES

Compartilhe:
Crédito: Ana Paula Bonelli | Arquivo Tempo Novo
Motoristas poderão pagar IPVA em até seis vezes caso governador sancione projeto de lei. Crédito: Ana Paula Bonelli | Arquivo Tempo Novo

Os deputados estaduais aprovaram, nesta segunda-feira (11), um Projeto de Lei (PL) que concede aos motoristas do Espírito Santo a oportunidade de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em até seis parcelas. Atualmente, o pagamento pode ser feito em cota única ou em quatro vezes. O PL agora vai para o governador Renato Casagrande (PSB), que tem o poder de sancionar ou vetar a proposta.

O projeto foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa e foi proposto pelo deputado estadual Bruno Lamas (PSB). Pelo PL, o imposto relativo aos veículos usados poderá ser pago em cota única ou em seis parcelas iguais e sucessivas, vencendo a cota única ou a primeira parcela na data prevista no regulamento e as demais, 30 dias após o vencimento da última.

“Antigamente, eram duas parcelas. Por meio de outra lei de minha autoria, a 10.570/2016, passamos para quatro parcelas. Agora, conseguimos avançar: serão seis parcelas, se o governador Renato Casagrande sancionar a minha proposta. Estou confiante numa decisão favorável”, declarou o deputado estadual.

[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]

Para Bruno, há justificativa para o governo dar sinal verde à sua proposta. Ele defende que, com um parcelamento mais elástico do pagamento do IPVA, será possível reduzir a inadimplência em relação ao imposto, beneficiando a um só tempo o Estado, o contribuinte e o conjunto da população.

“O IPVA é um imposto difícil de pagar. Não há imposto bom, mas parcelado em seis vezes alivia o bolso do capixaba. Pense no cidadão que tem um carro em dias difíceis, de crise mundial, com o preço da gasolina nas alturas. E também no pequeno empreendedor, que tem uma revenda de água, com uma ou duas motos. Na hora de pagar o IPVA, somado a outras dívidas, fica complicado, não é mesmo? Minha proposta facilita a vida do contribuinte”, exemplificou.

Outro projeto

Projeto de Lei foi proposto pelo deputado estadual Bruno Lamas. Crédito: Divulgação

Outra proposta do deputado, que tramita na Assembleia Legislativa, garante ao motorista capixaba que não cometeu infração de trânsito no período de um ano um desconto de 30% sobre o IPVA e de 80% sobre o valor de multas e infrações anteriores.

Trata-se do Projeto de Lei 205/2022, que regulamenta no Estado as regras para o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), o Cadastro de Bons Motoristas. A proposta tramita nas comissões, antes de ser votada.

Legenda. Bruno Lamas defende que, com um parcelamento mais elástico do pagamento do IPVA, será possível reduzir a inadimplência, beneficiando o Estado, o motorista e o conjunto da população. Crédito. Assessoria parlamentar.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também