Invasão em área ambiental gera tensão em Carapebus  

Compartilhe:
Aspecto do local no início da invasão em dezembro de 2015. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

 

Aspecto do local no início da invasão em dezembro de 2015. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

Uma área de ocupação irregular tem gerado tensão em Balneário Carapebus. É que as pessoas que estão no local, que é área de preservação ambiental, têm realizado manifestações na Avenida Augusto Ruschi, a principal do bairro, exigindo instalação de energia elétrica e infraestrutura urbana no local.

Sob a condição do anonimato, um vizinho da ocupação disse que a situação do local é de tensão. “Houve um protesto que parou o trânsito da avenida na última segunda-feira (30). Agora o pessoal da invasão está espalhando que terá mais protesto na semana que vem”, relata.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Segundo essa fonte, a ocupação começou há três anos num local de mata Atlântica que integra a Área de Proteção Ambiental (APA) de Praia Mole. “No início, o terreno era uma ocupação de pessoas carentes, que derrubaram a mata. Depois algumas pessoas passaram a vender as partes do terreno para as famílias ocupantes que foram obrigadas a pagar prestações para ficar ali. Só que pelo que sabemos e ouvimos por aqui é que aquela área é particular e foi toda invadida. Tem processo na Justiça e tudo mais. Esta situação ali não vai acabar bem”, conta o morador.

Sobre a instalação de postes, a EDP informou, pela assessoria de imprensa, que os pedidos de nova ligação de energia são atendidos dentro das normas e prazos estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão que regulamenta o setor, desde que estejam em áreas legalizadas e regularizadas pelos poderes públicos.

Já a Prefeitura da Serra foi procurada pela reportagem na tarde da última quarta (01) e até o fechamento desta edição não se pronunciou sobre o assunto.

 

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também