
A coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) emitiu uma alerta na tarde desta terça-feira (24) devido às condições favoráveis para uma queda brusca de umidade do ar na Serra, que pode inclusive causar problemas de saúde e ocasionar em incêndios e queimadas.
De acordo com o Instituto, os índices de Umidade relativa do ar devem atingir valores entre 30% e 20% no período da tarde desta terça-feira (24), conforme destacado na primeira imagem publicada abaixo. Entretanto, essas condições não devem atingir a Serra, se fazendo presente na região oeste do Estado.

Leia também
Na quarta-feira (25), os índices de Umidade relativa do ar devem atingir valores entre 30% e 20% nas áreas sujeitas de risco moderado (em amarelo) e entre 20% e 12% nas áreas sujeitas de risco alto (vermelho), ambos no período da tarde, conforme destaque na segunda imagem. Neste caso a Serra está entre as cidades atingidas, tanto na faixa amarela, quanto na faixa vermelha, que indica maior queda da umidade relativa do ar.

O órgão destaca que a baixa umidade do ar é um fator prejudicial à saúde e a vegetação fica vulnerável a ocorrência de incêndios/queimadas.
O ar muito seco dificulta a dispersão de gases poluentes, e também resseca as mucosas das vias aéreas o que facilita crises de asma e infecções virais e bacterianas. A desidratação decorrente da baixa umidade do ar deixa o sangue mais denso e também causa irritação nos olhos e na garganta, ressecamento da pele, maior probabilidade de ocorrência de problemas cardíacos e até aumento da incidência de acidentes vasculares cerebrais (AVC).

