Instituída a Corregedoria Geral da Câmara da Serra

Compartilhe:
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é camara-da-serra-1024x683.jpg
O presidente da Câmara, Saulinho da Academia, ao lado do corregedor-geral, Rafael Estrela do Mar. Foto: Divulgação

A Publicação da Portaria 1042/2025, na manhã desta quinta-feira (20), oficializou a Corregedoria Geral da Câmara de Vereadores da Serra. A entidade será responsável por receber e dar andamento às denúncias em desfavor de vereadores do município, avaliar o fundamento e se manifestar pelo prosseguimento ou não de atos supostamente praticados por parlamentares e que infrinjam ao Código de Ética da Casa.

A Corregedoria Geral foi instituída por meio da reforma administrativa, cujo projeto foi aprovado em janeiro, durante sessão extraordinária da Câmara da Serra. O vereador Rafael Estrela do Mar (PSDB) foi nomeado presidente, enquanto Pequeno do Gás (PSD) é o vice. A nomeação da equipe técnica que dará suporte à entidade ficará a cargo do presidente da Câmara.

Compete ao corregedor promover a manutenção do decoro, ordem, disciplina e zelar pelo cumprimento do Código de Ética; além de proceder investigações e apuração de fatos, eventuais denúncias contra a atuação de algum vereador, e manifestar pelo prosseguimento ou não. No caso positivo, a denúncia é endereçada para o Conselho de Ética. Denúncias protocoladas na Corregedoria podem ter iniciativa popular ou dos próprios parlamentares.

“É um ato de coragem do presidente a criação da Corregedoria, uma vez que vai investigar os próprios parlamentares em eventuais representações”, disse Rafael Estrela do Mar.

Já o Conselho de Ética deverá ser nomeado nos próximos dias. Os nomes cotados para compor a entidade são Professor Renato Ribeiro (PDT), presidente; George Guanabara (Podemos), vice-presidente; e Stefano Andrade (PV), primeiro secretário.

O presidente da Câmara, Saulinho da Academia lembrou que esta é a “primeira Corregedoria da história da Câmara da Serra e, em breve, o Conselho de Ética, a fim de oferecer mais transparência e ética para esta Casa de Leis”.

Função investigativa:

O Advogado, Procurador Municipal, especialista em Direito Administrativo, Civil e Eleitoral, Gilson Gomes Filho, comentou a iniciativa.

Gilson Gomes Filho é advogado, especialista em Direito Administrativo, Civil e Eleitoral. Foto: Divulgação

“A Corregedoria é um órgão que manifesta o controle interno do Poder. Ou seja, fiscaliza ações internas e instaura procedimentos disciplinares, inclusive, pode aplicar penalidades contra os próprios parlamentares, caso respondam a processos. A Corregedoria tem função investigativa e recebe denúncias e reclamações da população, garantindo participação popular. Um passo de transparência, embora com atraso – surpreendente a Câmara da maior cidade do Estado ter uma corregedoria somente em 2025”, declarou Gomes.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também