Inspeção em prédios

Compartilhe:

Por Bruna Serpa

Após a provação do projeto de lei que estabelece a inspeção periódica em prédios de Vitória, a Câmara da Serra também estuda a possibilidade de implantar regra semelhante no município.

Nada mais salutar, pois nos últimos anos a Serra teve um crescimento exponencial da quantidade de prédios, impulsionados principalmente pelo programa Minha Casa Minha Vida.  Por isto é fundamental se atentar para cuidados com vistoria predial, garantindo a segurança dos moradores e manutenção das edificações.

É fato que boa parte dos proprietários, síndicos e gestores não possuem conhecimento técnico a respeito da vida útil de elementos construtivos, o que impede que as atividades preventivas e corretivas planejadas sejam executadas na época correta, evitando prejuízos e fatalidades como ocorreu no condomínio de luxo Grand Parc localizado na Praia do Suá em Vitória.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Mesmo ainda não sendo Lei na Serra, é crescente o número de responsáveis por condomínios que procuram profissionais de engenharia civil especializados em diagnóstico de edificações. É claro que a tragédia do Gran Parc impulsionou isto.

Mas fatos recentes na Serra mostram que a inspeção predial é algo que merece atenção. Nesta semana a Defesa Civil Estadual interditou um prédio de quatro andares em Colina de Laranjeiras por conta de rachaduras e até buracos na estrutura. Edificação que foi entregue em 2004 dentro do programa Minha Casa Minha Vida.

Mais grave ainda é o caso do prédio construído clandestinamente há cerca de 15 anos no bairro das Laranjeiras, em Jacaraípe. O imóvel, que nunca foi habitado, está cheio de rachaduras e ameaça casas vizinhas.

Bruna Serpa é engenheira e pós graduanda em perícias da construção civil

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também