Inscrições abertas para curso gratuito de mecânica; veja como participar

Compartilhe:
Curso gratuito de mecânica
O curso gratuito de mecânica está com inscrições abertas. Crédito: Divulgação

O Curso de Mecânica Básica de Motos está com inscrições abertas e traz uma novidade nesta edição: pela primeira vez, as aulas serão realizadas em um sábado, atendendo a um pedido da população. A iniciativa é do Governo do Estado, que já promoveu outras edições do curso gratuito com grande procura.

Serão 60 vagas gratuitas, e as aulas estão marcadas para o dia 22 de novembro. As inscrições seguem abertas até sexta-feira, 14 de novembro. 

O curso de Mecânica Básica tem como meta ensinar noções essenciais para manutenção preventiva e resolução de problemas simples em motocicletas. Entre os conteúdos abordados estão:

  • interpretação dos indicadores do painel;
  • verificação do motor, freios e fluidos;
  • alinhamento e balanceamento;
  • dicas de condução econômica e cuidados diários.

Quem pode se inscrever no curso gratuito?

Podem participar moradores da Grande Vitória, no Espírito Santo, habilitados na categoria A (motocicleta) que não estejam cumprindo penalidades de suspensão ou cassação da CNH.

As inscrições devem ser feitas no formulário disponível no site do Governo do Estado.

A lista de selecionados será divulgada no site, e é fundamental que os convocados compareçam no dia do curso para não perderem a vaga, á que o número de participantes é limitado.

Os alunos que tiverem 100% de aproveitamento receberão o certificado de participação por e-mail.

Estrutura e conteúdos

As aulas serão presenciais, com dois módulos, teórico e prático, ministrados por técnicos especializados das empresas parceiras. A grade programática inclui:

  • Inspeção;
  • Combustível e tanque;
  • Acelerador e funcionamento;
  • Verificações do motor;
  • Troca de óleo;
  • Corrente de transmissão;
  • Freios, fluidos e verificação;
  • Sistema elétrico;
  • Interruptores e funcionamento;
  • Rodas, raios e pneus;
  • Cabos de embreagem e freios;
  • Manetes;
  • Filtros.

Curso de mecânica 

  • Curso: Mecânica de Veículos de Duas Rodas (motocicletas)
  • Vagas: 60
  • Período de inscrição: até 14 de novembro
  • Aulas: 22 de novembro de 2025
  • Local: Rua Sebastião Miranda, nº 49, Boa Vista II, Serra
  • Horário: 8h às 12h (teoria) e 13h às 17h (prática).

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também