Inscrições abertas para castração gratuita de cães e gatos na Serra

Compartilhe:
A Serra tem cerca de 15 mil animais vivendo nas ruas da cidade. Foto: Divulgação
A Serra tem cerca de 16 mil animais vivendo nas ruas da cidade. Foto: Divulgação

A Prefeitura da Serra está com inscrições para os moradores da Serra que quiserem cadastrar seu cachorro ou gato para castração gratuita. O procedimento cirúrgico será feito em parceria com clínicas veterinárias privadas que se inscreveram por meio de processo de chamamento público.

Para se inscrever, o responsável pelo animal, que tem que ser obrigatoriamente morador da Serra, deve fazer o cadastro por meio do portal: http://gti.serra.es.gov.br/vas/ ou pelos telefones: (27) 3281-7721 / (27) 3338-9907, informando seus dados pessoais e dos animais que estão sob sua guarda como, por exemplo, espécie, raça, sexo, idade, porte, peso, cor e nome.

Segundo a Prefeitura da Serra, após o cadastro e a triagem feita pela Secretaria de Saúde da Serra, será agendado com o tutor ou responsável pelo animal o dia para receber orientações sobre posse responsável e sobre o procedimento cirúrgico, e apresentar a documentação necessária.

Os documentos tem que ser cópia de comprovante de residência fixa no município; cartão de vacinação antirrábica atualizada; cópia da identidade ou carteira de habilitação e cópia do CPF. Nesse mesmo dia, também será entregue ao tutor do animal uma guia de apresentação para a realização do procedimento cirúrgico com a indicação da clínica ou hospital veterinário e o horário para realização do procedimento de  castração.

Para participar, o tutor dos animais deve ser obrigatoriamente maior de 18 anos. Também serão priorizadas, conforme edital publicado pela prefeitura, famílias de baixa renda, comprovadas no Número de Inscrição Social (NIS), e residentes em áreas com maior número de notificação de casos de agressão animal, zoonoses e densidade populacional de animais. Além disso, os animais devem possuir idade mínima de sete meses e máxima de oito anos.

A seleção também seguirá os seguintes critérios: áreas de maior incidência de agressões por animais; áreas de maior incidência de zoonoses; áreas com maior densidade populacional animal; famílias inclusas em programas sociais tais como, bolsa família, bolsa escola; proprietários que possuírem mais de um animal; animais que estão sobre a guarda das organizações não-governamentais parceiras do projeto; e animais errantes que possuem tutores na comunidade.

Os dez bairros da Serra, onde estas agressões a humanos (animais agressores) mais acontecem, segundo dados de 2018 e 2019, são: Jacaraípe, Nova Almeida, Serra Sede, Serra Dourada, Feu Rosa, Porto Canoa, Barcelona, Laranjeiras, Novo Horizonte e Jardim Tropical.

Na Serra, são cerca de 80 mil animais, entre cães e gatos. Destes, cerca de 16 mil vivem nas ruas da cidade.

edital castração-2
Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também