
Começa nesta semana, nesta quarta (27), quinta (28) e sexta (29) o Laboratório Criativo de Fotografia do 27º Festival de Cinema de Vitória Itinerante. O laboratório é gratuito e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.
O evento será comandado pela fotógrafa Luara Monteiro que irá conduzir os participantes no Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, de forma presencial, seguindo todos os protocolos de segurança em relação à pandemia do Covid-19. As aulas acontecerão sempre das 14 às 15h30.
No total, estão sendo oferecidas trinta vagas para os interessados em aprender técnicas e conceitos na arte da fotografia, sendo divididas em três turmas de no máximo 10 alunos.
A proposta é apresentar os conceitos básicos da fotografia e da câmera considerando o olhar observador, enquadramento, timing e luz. Além de estimular a pensar imagens de pontos de vista pouco óbvios, trabalhar rapidamente conceitos e referências de autorretrato, fotojornalismo até chegar em fotografia de cinema e suas interações.
Luara Monteiro é formada em Artes Plásticas pela Ufes e Fotografia pela UVV e pós-graduada em desenvolvimento e cultura pelo Centro Universitário Senac. Já atuou em diversos coletivos como Casa 16, Raiz Forte e Corrente. Participou do Programa Mais Cultura nas Escolas. Coordenou, entre os anos de 2012 e 2014, o Ponto de Cultura Mirante – Centro de Memória.
A fotógrafa também trabalha com propostas relacionadas a tecnologia e ancestralidade desenvolvendo diferentes ações, no campo cultural e social, relacionando a experiência poética, através da fotografia e vídeo, ao contexto cultural e social, como articuladora cultural e freelancer em arte-educação, produção cultural, projetos gráficos, fotografia e audiovisual. Desde 2016 tem um novo amor: a tatuagem. Atua como tatuadora-residente no 7Luas Tattoo Studio, no Centro Histórico de Vitória.
O 27º Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Instituto Cultural Vale. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).


