Incêndio no TIM’s pode interferir na fauna silvestre, diz ambientalista

Compartilhe:
Irerês fugindo do fogo. Foto: Hilton Monteiro
Irerês fugindo do fogo. Foto: Hilton Monteiro

O incêndio de grandes proporções que atingiu parte das instalações da Petrobras, no Terminal Industrial Multimodal da Serra – Tims, também prejudicou a vida de animais silvestres que tem nos alagados do Mestre Álvaro, seu habitat natural.

O fotógrafo Hilton Monteiro Cristóvão registrou diversas espécies de pássaros fugindo do fogo na tarde do último domingo (28). O incêndio começou por volta das 17 horas, em uma área da Petrobrás, de aproximadamente 20 mil metros quadrados, onde encontram-se depositados equipamentos, como boias usadas em alto mar pela petrolífera e também tubos entre outros materiais e equipamentos.

Garça branca perdida em meio a fumaça preta. Foto: Hilton Monteiro

“O incêndio provoca distúrbios interferindo significativamente na fauna silvestre do Mestre Álvaro. Vi um bando de irerês totalmente confusos e fazendo revoadas desesperadas sem saber para onde ir. Esta situação de stress no animal pode resultar em fragilidade e alguns perdem até a fome ficando doentes e vindo a óbito. Em alguns casos o stress provoca infarto”, destaca Hilton que além de fotógrafo é ativista ambiental e acompanha a vida de animais silvestres em diversos pontos da Serra.

Segundo Hilton, a fumaça foi tão intensa e preta que o céu parecia que era noite. “Este efeito também altera o relógio biológico do animal antecipando o que seria uma revoada de fim de tarde. Além disso, o fogo se alastrou para o mato, neste momento eu vi uma perdiz atravessar desesperada a estrada de terra fugindo do fogo. Provavelmente esta perdiz será um indivíduo que irá vagar

Vegetação pegando fogo em volta da área da Petrobras. Foto: Hilton Monteiro

sem rumo até ser pega por um predador maior. O fogo causa um impacto ambiental horrível, pois antes os animais silvestres tinham um território muito bem definido, e agora eles se veem obrigados a buscar outro local que está ocupado por animais, na maioria das vezes predadores. É um grande problema, pois os animais que mudam de habitat são expulsos do seu ambiente natural e enfrentam a escassez de comida. Um incêndio numa área com animais silvestres é catastrófico”, detalha Hilton.

 

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também