Categories: Meio Ambiente

Incêndio atinge vegetação em Pitanga e fumaça se espalha pela Grande Vitória

Imagem feita em Colina de Laranjeiras na noite de ontem (21). Foto: Divulgação/Renato Ribeiro

Um incêndio de grandes proporções atingiu a vegetação do morro entre uma pedreira e o cemitério do bairro Pitanga na Serra entre o início da noite de ontem (21) e a manhã desta terça – feira (22).

As labaredas podiam ser vistas por quem passava na BR 101 e também de diversos bairros da Serra. O vento forte ajudou a espalhar a fumaça, que chegou a atingir municípios vizinhos. No grupo Utilidade Capixaba no Facebook, participantes postavam que a fumaça estava gerando incômodo na Praia do Canto em Vitória e era vista e sentida até no bairro Itaparica em Vila Velha, por volta das 23h horas de ontem.

Segundo o presidente da Associação de Moradores de Pitanga, Luiz Henrique Ribeiro ‘Zica’, o fogo queimou a vegetação rasteira do morro e se espalhou em direção à baixada do Canal dos Escravos, em direção a região dos bairros Laranjeiras Velha e José de Anchieta.

“Foi longe das casas, mas sempre fica o medo de que o fogo atinja o paiol onde a pedreira guarda os explosivos. Felizmente isso não aconteceu. Hoje de manhã o fogo já havia descido em direção a baixada de turfas, mas acho que só está queimando por cima, pois o solo de turfa ainda tem água por causa das chuvas do ano passado”, relata Luiz Henrique.

A assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiro informou às 10h e 30 desta terça-feira que o incêndio estava controlado. A reportagem questionou o tamanho da área queimada e se há risco de incêndio na turfa, mas a assessoria ainda não tinha essas informações. Assim que disponibilizá-las, serão publicadas neste espaço. Lembrando que incêndio na turfa, camada de vegetação em decomposição que fica abaixo do solo de áreas brejosas, gerou graves problemas ambientais e de saúde respiratória na Serra e cidades vizinhas durante a superseca de 2015 e 2016.

A reportagem também entrou em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra e assim que tiver informações sobre o tamanho do prejuízo ambiental, publicará neste espaço.

O morro atingido fica próximo ao Mestre Álvaro, que é uma Área de Proteção Ambiental (APA) com mais de 800 hectares de Mata Atlântica. Confira abaixo o vídeo feito pelo morador de Barcelona, Renato Ribeiro, por volta das 20h desta segunda-feira (21).

O ano de 2019 começou muito seco e quente na Grande Vitória, o que está ajudando a agravar incêndios, acidentais ou não.

Veja o vídeo: 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Tatá Mendonça chega em maio na Serra com show “Uma cega na comédia”

A comediante Tatá Mendonça, conhecida por seu show de stand-up solo "Uma Cega na Comédia", se apresentará na Serra neste…

43 minutos atrás

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

17 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

17 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

18 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

18 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

18 horas atrás