‘Inacessibilidade’ de Laranjeiras

Compartilhe:

Por Ana Paula Bonelli

Você já se imaginou andando de cadeira de rodas? .Não?. Então dê uma volta pelas ruas não só da Serra, mas de todo a Grande Vitória ao lado de um cadeirante. Você verá que é muito difícil, muitas vezes, até impossível se locomover com segurança e autonomia.

Em Laranjeiras, por exemplo, onde parte das calçadas foram adaptadas para deficientes terem acessibilidade a lojas, bancos e padarias em geral, parece que o problema foi resolvido. Só parece.

O que acontece na realidade, é que as rampas são íngremes e têm pequenos ressaltos que para um cadeirante, se tornam obstáculos que se estiver sozinho o deficiente não consegue superar, tem de estar acompanhado de alguém ou depender da boa vontade de pessoas que esteja passando no local naquele momento. Faltam muitas melhorias ainda para afirmar que essas ruas estão prontas para eles.

Ao agente público, fica a dica: antes de fazer qualquer melhoria para deficiente, faça uma consulta a quem realmente irá utilizar estes acessos. Somente eles, podem analisar e garantir se o que for feito irá trazer segurança e autonomia na hora de fazer atividades tidas como fáceis para quem não precisa de uma cadeira de rodas para se locomover.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também