Categories: Meio Ambiente

Impactos de pedreiras na Serra serão investigados

Caminhões da pedreira Sobrita na Serra

O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) vai investigar se as rachaduras nas casas dos moradores de Pitanga foram provocadas pelas explosões das pedreiras que atuam no bairro. A informação é da assessoria de imprensa do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), cujos técnicos visitaram uma das pedreiras – a Tervap, na última quinta(14).

Participaram da vistoria, que segundo o Iema teve o detalhamento de uma “auditoria”, representantes da comunidade. O diretor do órgão, Tarcísio Foeger, participou da vistoria, que incluiu visita a casa dos moradores, que acusam as explosões da pedreira de provocar as rachaduras.

A assessoria do Iema confirmou que foram constadas as rachaduras. Os técnicos do órgão teriam então solicitado a Tervap que fizesse novas medições da intensidade de suas explosões. A assessoria acrescentou que pedirá também uma avaliação das casas junto ao Crea. Mas não adiantou quando poderá sair o resultado.

Após 40 anos de exploração de pedras no bairro e constantes reclamações quanto ao barulho produzido e problemas respiratórios oriundos da atividade, os moradores promoveram uma manifestação na BR 101, que ficou interditada durante sete horas. A ação foi em repúdio à aprovação, por parte do Conselho da Cidade, do pedido de anuência da pedreira Tervap para explorar a lavra por mais quatro anos.

Os representantes da Tervap não deram retorno às tentativas de contato pela reportagem.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

3 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

3 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

4 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

4 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

4 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

5 horas atrás