Iluminação de praias na Serra será desligada por 5 meses para proteger tartaruguinhas

Compartilhe:
Serra Praias Iluminação Tartarugas Tartaruguinhas
Crédito: Divulgação
Serra Praias Iluminação Tartarugas Tartaruguinhas
A iluminação de praias na Serra será desligada por 5 meses para proteger tartaruguinhas. Crédito: Divulgação

A Prefeitura da Serra vai desligar a iluminação em 2,5 quilômetros das orlas das praias de Bicanga e Balneário Carapebus a partir das 22h da próxima sexta-feira, 18 de outubro. A medida atende a uma solicitação do Programa Integra Mais, do Governo Federal, e visa proteger as milhares de tartaruguinhas que nascerão nos próximos cinco meses, período que corresponde à temporada de desova da espécie, entre outubro e março.

Durante este período, os refletores que iluminam a faixa de areia serão desligados, mantendo apenas a iluminação dos calçadões das praias. Essa ação é fundamental para garantir que a luz artificial não interfira na orientação dos filhotes, que, ao nascerem, devem se dirigir ao mar.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

De acordo com o Sistema de Informação de Monitoramento da Biota Aquática (Simba), o pico da desova ocorre a partir da segunda quinzena de outubro, e os filhotes começam a eclodir entre 50 e 60 dias após a postura dos ovos, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.

O secretário de Serviços, Aniceto Moro Neto, ressalta que a população deve compreender a importância da ação: “Pedimos a compreensão de toda a população que o desligamento acontecerá em cumprimento a uma determinação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática”.

A Secretaria de Serviços (Sese) informa que a iluminação será restabelecida integralmente após o término da temporada de desova, em 31 de março de 2025. Para mais informações, a população pode entrar em contato com o Departamento de Iluminação Pública pelo telefone 0800-000-0717.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também