Categories: Notícias

Idosos de asilos da Serra testam positivo para Covid-19

A doença está assombrando instituições de idosos em todo o Estado. Foto: Divulgação

Três residentes de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) da Serra testaram positivo para o novo coronavírus. O município conta com 23 instituições de longa permanência e 295 idosos institucionalizados, segundo dados da Secretaria de Comunicação (Secom), neste sábado (23). Diferentemente dos outros municípios, a Serra não registrou nenhum óbito até o momento. O município tem ainda seis funcionários contaminados até o momento.

De acordo com informações da Secom, a Serra intensificou os cuidados aos idosos nas ILPIs, com orientação de isolamento e testes para os casos suspeitos; distribuição de EPIs para funcionários e idosos; higienização e acompanhamento médico.

“Estamos fazendo o monitoramento de todas as ILPIs pela Referência do Idoso, pela Unidade de Saúde de referência, e também por telemedicina. Testes rápidos são feitos em todos os colaboradores e funcionários das ILPIs. Entregamos kits de limpeza, kits odontológicos e fazemos avaliação odontológica para todas as instituições. Fazemos acompanhamento dos idosos suspeitos e confirmados da Covid. Casos necessários, são colhidas amostras (swab) para exame PCR-RT. Temos três casos registrados, seis profissionais dessas instituições que contrariam o novo coronavírus e nenhum óbito.”, disse em nota a Secom.

Relatório: 

Segundo relatório realizado pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Cível e de Defesa da Cidadania (CACC), com base em fiscalização realizada duas vezes por semana em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) do Estado, 39 residentes nesses locais foram contaminados pelo novo coronavírus. As instituições estão localizadas nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, São Mateus, Aracruz e Alfredo Chaves. Desse total de contaminados, foram registrados 12 óbitos, nos municípios de Vitória (7), Vila Velha (3), Aracruz (1) e Alfredo Chaves (1).

O relatório aponta ainda que 46 funcionários dessas instituições estão contaminados pelo vírus. Estes profissionais estão nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, São Mateus, Aracruz e Marataízes.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

12 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

12 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

13 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

13 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

13 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

14 horas atrás