Idosos de asilos da Serra testam positivo para Covid-19

Compartilhe:
idosos
Os idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem comparecer ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) mais próximo de onde moram. Foto: Agência Brasil
A doença está assombrando instituições de idosos em todo o Estado. Foto: Divulgação

Três residentes de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) da Serra testaram positivo para o novo coronavírus. O município conta com 23 instituições de longa permanência e 295 idosos institucionalizados, segundo dados da Secretaria de Comunicação (Secom), neste sábado (23). Diferentemente dos outros municípios, a Serra não registrou nenhum óbito até o momento. O município tem ainda seis funcionários contaminados até o momento.

De acordo com informações da Secom, a Serra intensificou os cuidados aos idosos nas ILPIs, com orientação de isolamento e testes para os casos suspeitos; distribuição de EPIs para funcionários e idosos; higienização e acompanhamento médico.

“Estamos fazendo o monitoramento de todas as ILPIs pela Referência do Idoso, pela Unidade de Saúde de referência, e também por telemedicina. Testes rápidos são feitos em todos os colaboradores e funcionários das ILPIs. Entregamos kits de limpeza, kits odontológicos e fazemos avaliação odontológica para todas as instituições. Fazemos acompanhamento dos idosos suspeitos e confirmados da Covid. Casos necessários, são colhidas amostras (swab) para exame PCR-RT. Temos três casos registrados, seis profissionais dessas instituições que contrariam o novo coronavírus e nenhum óbito.”, disse em nota a Secom.

Relatório: 

Segundo relatório realizado pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Cível e de Defesa da Cidadania (CACC), com base em fiscalização realizada duas vezes por semana em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) do Estado, 39 residentes nesses locais foram contaminados pelo novo coronavírus. As instituições estão localizadas nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, São Mateus, Aracruz e Alfredo Chaves. Desse total de contaminados, foram registrados 12 óbitos, nos municípios de Vitória (7), Vila Velha (3), Aracruz (1) e Alfredo Chaves (1).

O relatório aponta ainda que 46 funcionários dessas instituições estão contaminados pelo vírus. Estes profissionais estão nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, São Mateus, Aracruz e Marataízes.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também