Hospital Materno Infantil da Serra já trouxe ao mundo mil bebês serranos

Compartilhe:
Liz Stella Santos da Cruz é o nome da serrana de número 1000 a nascer no novo Hospital. Foto: divulgação.

Nasceu o bebê de número 1.000 do Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), localizado em Colina de Laranjeiras.  É uma menininha, moradora do bairro Carapina Grande. Coincidências à parte, o primeiro parto no Materno também foi de uma menina, moradora de São Diogo.

Inaugurado há menos de três meses, a Prefeitura da Serra diz que o Materno Infantil destaca-se pelo seu atendimento humanizado que, agora, conta com a participação voluntária de doulas (assistente de parto voluntário). “O fato é que, durante 24 horas por dia, todos os dias da semana, as famílias serranas encontram, no local, um serviço de excelência, que vai desde a estrutura física até sua capacidade técnica”, diz a Prefeitura por meio de sua Assessoria de imprensa.

A serrana de número mil, nascida no Hospital chama-se Liz Stella Santos da Cruz, que nasceu às 17h52, de parto cesáreo. Além de ser o milésimo parto, o nascimento da Liz marcou, na vida do operador logístico Daniel da Cruz Santo, 24 anos, sua estreia como pai.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

“A Liz é uma bênção de Deus. É indescritível a emoção que senti, quando vi minha filha pela primeira vez. Nunca tinha passado por isso. A família toda está muito feliz”, contou Daniel, logo após tocar o sino da vida, anunciando o nascimento da filha. O momento foi acompanhado de uma salva de palmas, da equipe técnica do hospital, relatou a Prefeitura.

A mãe da bebê, Mikaele Santos Bastos, 18 anos, passa bem. Segundo Daniel, o pré-natal da Liz foi todo feito na Unidade Básica de Saúde de Carapina Grande. “Correu tudo bem. A Mikaele teve uma gestação tranquila”, salientou.

Morador pode opinar sobre qualidade no atendimento

A Prefeitura ainda ressaltou que além da humanização do parto, com salas de parto privativas, com possibilidade de oferecer diferentes posições no trabalho de parto e anestesia para parto normal, o Hospital Municipal Materno Infantil agora conta com o serviço de ouvidoria e uma pesquisa de satisfação.

Por meio de preenchimento de formulários, as gestantes, puérperas e seus familiares participam da gestão do hospital, dando sugestões, fazendo elogios ou apontando alguma possível melhoria.

Estrutura

O HMMI conta com 50 leitos para alojamento de gestantes e puérperas de risco habitual; Centro Obstétrico com três salas cirúrgicas e sete quartos PPP (de Pré-Parto, Parto e Pós-Parto), isso sem contar com os exames de imagem e laboratoriais.

Quando estiver operando, na sua totalidade, no segundo semestre deste ano, o Hospital Municipal Materno Infantil terá a capacidade mensal para 638 internações obstétricas de risco habitual e 255 de risco alto, além de 51 internações de cirurgia pediátrica; 128 internações de ginecologia clínica e cirúrgica; 55 internações em Unidade de Terapia Neonatal (UTIN); 51 internações de Tratamento Intermediário Neonatal Convencional (UCINCO); 26 internações em Unidades de Tratamento Intermediário Neonatal Prematuro (UCINCA), ou leito-canguru; 51 internações em Unidade de Terapia Intensiva Adulta (UTI); isso sem contar com as 3.240 consultas de pronto-socorro e 2.304 consultas em ambulatório de especialidades.

 

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também