O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, está se destacando na captação de múltiplos órgãos. Em agosto, a unidade realizou duas intervenções, sendo a mais recente no último sábado (9), quando foram retirados dois rins e um fígado, beneficiando três pacientes que aguardavam na fila de transplantes. Após a constatação da morte encefálica e a autorização familiar, equipes especializadas de transplante chegam ao hospital para realizar a cirurgia, que precisa ser feita de forma ágil para que os órgãos possam ser implantados com sucesso nos receptores.
Até esta terça-feira (12), 2.647 pessoas estavam no cadastro técnico estadual para receber um órgão sendo: 1.076 pessoas para receber rins, 43 para fígado, 07 para coração e 1.521 aguardando para receber córnea no Espírito Santo. (Fonte: SNT/Ministério da Saúde).
O Hospital Dr. Jayme Santos Neves é referência no atendimento de alta complexidade e desempenha papel importante no Sistema Estadual de Transplantes, atuando em conjunto com a Central Estadual de Transplantes (CET-ES) para viabilizar esses procedimentos.

