Hora de fazer o óbvio

Compartilhe:

Finalmente o governo do ES e a Cesan enxergaram o óbvio e anunciaram a construção de uma represa no rio Jucu para garantir o abastecimento da Grande Vitória em períodos críticos. Aqui vale o antigo ditado popular ‘antes tarde do que nunca’.  A previsão é que a represa para atender um milhão de pessoas em Vila Velha, Cariacica e a parte da ilha do município de Vitória, fique pronta em 2019.

A construção de reservatórios de água para suprir a Grande Vitória vem sendo negligenciada pelos governos há anos.  A demanda só vem aumentando com a expansão urbana, nas indústrias e na agricultura. E a capacidade solo de reter água só reduziu, por conta do desmatamento e da necessidade de abrir novas frentes agrícolas.

Sem contar os consistentes sinais climáticos, que apontam para um ES cada vez mais quente e seco, onde as chuvas tendem a se concentrar com volumes violentos em poucos dias ou horas.

No caso da Serra, atendida pelo hoje moribundo rio Santa Maria, o acaso ajudou. A represa de Rio Bonito, construída na década de 1960 para ser hidrelétrica, virou reservatório improvisado para impedir que a cidade ficasse com as torneiras secas. Mesmo assim a Cesan vai captar água no Reis Magos para reforçar.  Mas reservar não é tudo: a qualidade da água desses rios precisa ser urgentemente melhorada.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também