Categories: Notícias

Homens são mais negligentes com a saúde, diz pesquisa

O Ministério da Saúde constatou que o homem brasileiro cuida mal da sua saúde e, por conta disso, criou um programa exclusivo de atenção preventiva para o bem-estar masculino. O que os especialistas observaram, através de pesquisas é que, geralmente, eles têm medo de ir ao médico e ficam mais expostos à uma série de doenças. Um exemplo disso é que, de cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens.

O coordenador do Unimed Coração, o médico cardiologista José Aid Sad Soares, informa que, normalmente, o homem brasileiro procura menos o serviço médico para realizar consultas preventivas. Há o mito de que, procurando um médico, ele vai achar uma doença. E quando vão ao especialista, geralmente levados pelas esposas, muitos não retornam com os exames recomendados.

O médico informa que a segunda causa de mortes na população masculina são as doenças cardiovasculares, seguidas pelas neoplasias. E faz um alerta: “Exames para a prevenção de doenças cardiovasculares devem começar cedo, a partir dos 20 anos, principalmente para aqueles indivíduos que apresentam história familiar de hipertensão arterial, infarto do miocárdio, diabetes e dislipidemias”.

Um outro problema que acomete os homens é o câncer de próstata. Mas o assunto ainda segue como um tabu para essa população, principalmente entre os homens de 50 anos em diante. O coordenador do Unimed Coração informa que somente este ano, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em torno de 68 mil novos casos de câncer de próstata serão diagnosticados no Brasil. “Além da dosagem no sangue do PSA (Antígeno Prostático Específico), substância produzida pelas células da glândula da próstata, é importante o toque retal pelo urologista para determinação do diagnóstico precoce desta doença”, mostra o médico, que também alerta para os silenciosos tumores do intestino e do reto.

“Temos que mudar a cultura do homem brasileiro em relação às medidas preventivas em saúde e alertá-los sobre a importância dos exames periódicos e do acompanhamento médico regular”, conclui o cardiologista.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

15 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

15 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

16 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

16 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

16 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

16 horas atrás