Direito no Cotidiano

Homem invade condomínio disfarçado de saco de lixo. De quem é a responsabilidade?

Disfarçado de saco de lixo e passando despercebido pelos moradores, o homem conseguiu entrar no condomínio em MG. Crédito: Divulgação

Um homem invadiu durante a madrugada um condomínio situado em Uberlândia/MG usando o disfarce de saco de lixo e passando despercebido pelos moradores e transeuntes. De acordo com a síndica do condomínio, esta é a quinta vez que o condomínio é invadido em menos de um mês.

O assunto é tratado pelos Tribunais de duas formas, em regra o condomínio não pode ser responsabilizado a não ser quando houver previsão expressa na convenção condominial ou regimento interno, sobre o dever de indenizar.

Outra possibilidade é quando mesmo havendo cláusula prevendo a não indenização, houver a existência de segurança ostensiva no edifício, contratação de serviços específicos, sistemas e alarme ou contratação de funcionário encarregado para vigilância, e se comprovar culpa do funcionário do condomínio ou prestador de serviço contratado como encarregado da vigilância.

+ Direitos sobre “Minha Casa Minha Vida” também podem ser penhorados?

Contudo, no presente caso não se pode deixar de observar a provável inação da síndica do condomínio que, perante tantos furtos e invasões, parece seguir sem tomar qualquer providência para melhorar a segurança do condomínio. Neste sentido se pode entender que a síndica está sendo negligente no seu dever de cuidado com a segurança do condomínio e dos condôminos.

Os deveres e obrigações do síndico estão no artigo 1.348 do Código Civil (CC), dentre eles os esculpidos nos incisos II e V. São, dentre outros, deveres do síndico: representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns; diligenciar (agir com empenho) a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores.

Neste sentido, torna-se obrigação legal do síndico empreender todos os esforços possíveis para aumentar a segurança do condomínio e seus condôminos, seja com contratação de vigilância especializada, seja adquirindo equipamentos ou realizando treinamentos para os funcionários já existentes.

Por outro lado, os próprios condôminos também possuem papel preponderante na segurança do condomínio, por isso devem ser sempre orientados sobre os procedimentos de segurança existentes no condomínio e alertados sobre a possibilidade de responsabilização pessoal, em caso de facilitação na entrada de pessoas estranhas que venham a gerar prejuízo ao condomínio ou a outro condômino.

 

Cristiane Puppim

A autora é Advogada especialista em Direito Civil, com ênfase em direito imobiliário e condominial.

Últimas postagens

Exagerado: empreendedores da Serra estão com altas expectativas

A primeira feira Exagerado de 2024 acontece a partir de quarta-feira (15) até domingo (19) no pavilhão de Carapina. Tempo…

2 horas atrás

Dia das Mães: quando o trabalho se torna uma rede de apoio

Um dos maiores problemas enfrentados por mulher trabalhadoras quando se tornam mães é a falta de uma rede apoio que…

10 horas atrás

Dia das Mães: nove dicas para compras de última hora

O Dia das Mães será comemorado neste domingo (12) e pensando naqueles que deixaram o presente para última hora, Tempo…

1 dia atrás

Três são presos com armas e drogas em praça na Serra

Dois homens e uma mulher foram presos na noite da última quinta-feira (9) com armas e drogas. O caso aconteceu…

1 dia atrás

Distribuidora é interditada por venda clandestina de gás e alimentos na Serra

Uma distribuidora de gás de Feu Rosa, Serra, foi interditada por vender produtos impróprios e gás clandestino. A ação faz…

1 dia atrás

Morre aos 51 anos Cristiano Munhão, artista e antigo morador de Laranjeiras

Cristiano Munhão, conhecido por seu trabalho como desenhista profissional, inclusive para a Marvel nos Estados Unidos, faleceu de forma repentina…

2 dias atrás