Hemoes estará em escola da Serra para receber doação de sangue e medula óssea

Compartilhe:
Serra doação
A unidade móvel do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) está disponível para percorrer condomínios, empresas, igrejas em busca de doações ao longo desses dias. Foto: Divulgação Sesa
O ônibus do Hemoes estará na Grau Técnico, na unidade que fica no bairro Santa Luzia, próximo ao Parque da Cidade, nos dias 10 e 11 de setembro. Foto: Divulgação

A luta por doações de sangue e medula óssea é diária e não pode parar. Em 2020, o mundo passou por grandes adaptações e, infelizmente, os estoques brasileiros se encontram em níveis baixos. No Espírito Santo, a situação não é diferente. Segundo os dados de setembro da Secretaria de Saúde do Estado, a maioria dos estoques encontra-se pela metade do número ideal de bolsas de doações.

Pensando em minimizar a situação e entrar na campanha do Setembro Verde, mês do  incentivo à doação de medula óssea, o Grau Técnico da unidade de Serra receberá nos dias 10 e 11 de setembro a unidade móvel Hemoes – Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo para captar doações para o banco estadual.

Os interessados precisarão agendar via Whatsapp no número (27) 992915020 ou pelo Instagram (@grautecnicoserra).

De acordo com André Carvalheira, diretor do Grau Técnico Serra, a ação tem um propósito importante. “A ideia de trazer o ônibus do Hemoes pra cá foi justamente por conta da pandemia. Com a pandemia, muita gente deixou de sair casa. E a campanha de doação de sangue foi comprometida. O Grau Técnico está de portas abertas para essa ação social e tentar recuperar essa baixa no estoque”, pontuou.

Apesar da ação ser aberta ao público, o Grau Técnico segue mobilizando alunos e funcionários da instituição. É o exemplo de coordenador de estágios do Grau Técnico Serra, Ronalth Carvalho, profissional que garantiu a presença na doação.

“Precisamos criar uma cultura de doação voluntária em nossos alunos, principalmente os alunos da saúde. Sabemos a importância de alimentar os bancos de sangue do Estado, principalmente em um momento crítico que estamos vivendo. Em nossa rede sempre pontuamos a humanização e é isso que estamos fazendo”.

Maior rede de ensino técnico particular do País, o Grau Técnico é o carro-chefe do grupo Grau Educacional. Com mais de 60 unidades, presente nas cinco Regiões do País, o Grau Técnico oferece mais de 20 cursos nas áreas de saúde, negócios, tecnologia e indústria. Os cursos duram de um ano e meio a dois anos, com aulas três vezes na semana.

Serviço:

Doação de sangue e medula óssea

Quando: 10 e 11 de setembro/quinta e sexta

Onde? Grau Técnico Unidade Serra –  Av. Norte Sul, 700 – Santa Luzia

➡️ Os interessados precisarão agendar via Whatsapp no número (27) 992915020 ou pelo Instagram (@grautecnicoserra).

QUEM PODE DOAR:

– Ter idade entre 16 e 69 anos;

– Ter acima de 50 kg;

– Estar em bom estado de saúde;

– Homem, intervalo de 60 dias, 4 doações ao ano;

– Mulheres, intervalo de 90 dias, 3 doações ao ano;

– Estar com documento oficial com foto;

– Não estar em jejum;

– Quem teve hepatite A, a mais de 11 anos;

– Quem fez tatuagem a mais de 12 meses;

– Quem teve dengue a mais de 30 dias;

– Quem fez cirurgia a mais de 12 meses;

– Quem recebeu transfusão a mais de 12 meses;

– Quem não esteve gripada a mais de 15 dias;

– Quem não está grávida ou teve interrupção menstrual;

– Quem toma insulina não pode doar

– Quem fez endoscopia ou colostomia a mais de 6 meses.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também