Hartung e Casagrande juntos?

Compartilhe:

Eci Scardini 

A política tem uma capacidade enorme de construir antagonismo aonde um lado serve de combustível para alimentar o outro. A nível nacional, no início dos anos de 1960, o afloramento da esquerda serviu para a direita se reorganizar, dar um golpe de estado e implantar uma ditadura militar, de direita, que se manteve no poder até a ascensão de Tancredo Neves/José Sarney, em 14 de março de 1985.

De tanto tentar, a esquerda conseguiu chegar ao poder central, através de Lula, tendo o PT como partido protagonista, auxiliado por outras siglas da mesma ideologia, que atuaram como coadjuvantes, em 2003.

Envolta em um mar de denúncias de corrupção, a esquerda entrou em declínio e levou a direita a se reorganizar e, dentro da lei, tomar o Palácio do Planalto, onde encontra-se instalada hoje.

O antagonismo que se verifica hoje no plano nacional é Lula x Bolsonaro. Um vive da fúria do outro.

No Espírito Santo não há, pelo menos na história recente do Estado, registro de um antagonismo tão acentuado. Não dá para afirmar que o ex-governador Gerson Camata tenha sido antagônico a Eurico Rezende; que Max Mauro tenha sido antagônico a Camata e assim sucessivamente.

Até mesmo no momento atual, não há como afirmar que Paulo Hartung e Renato Casagrande sejam antagonistas. As desavenças entre eles são recentes e dependendo da conjuntura nacional pode ser que termine aí. Uma das hipóteses é se de fato o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa vir a ser candidato à presidência da Republica, pelo PSB, tendo Hartung como vice.

Animosidade para valer mesmo tem aqui na Serra, entre o prefeito Audifax e deputado federal Vidigal, mas essa é outra história.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também