Guerras rumo à Assembleia

Compartilhe:

Yuri Scardini 

Apertos e desapertos nas chances eleitorais de conhecidos candidatos da Serra a deputado estadual. Após as tratativas das coligações, há certa apreensão, já que as condições de eleição foram um pouco dificultadas para grande parte das lideranças locais.

A se começar pelo PSB do deputado Bruno Lamas. O partido coligou com o PSDC que tem Euclério Sampaio, que em 2014 fez 23 mil votos. Estima-se que Euclério cresça, uma vez que politicamente se juntou com o deputado Josias da Vitória (candidato a federal), que deve carregar votos no interior para Euclério.

Paralelamente a isso, o PSB conta com Sérgio Mageski que desceu da candidatura de senador e vai disputar a reeleição de estadual, o deputado Freitas, forte no norte do ES, e alguns candidatos que podem surpreender, como Antônio da Emater, ex-prefeito de Pinheiros entre outros. Estima-se que essa coligação faça três, então será briga de foice.

Outra apertada é a ex-deputada Sueli Vidigal. Ela ficou na chamada ‘chapa da morte’. Com PDT, DEM, PPL e PSD, a chapa está pesada e conta com nomes com Marcelo Santos, Enivaldo dos Anjos, Ismael Almeida, Theodorico Ferraço e a própria Sueli. Estima-se que a chapa faça 3 nomes, e é possível que candidatos com 25 mil votos não se elejam nesse contexto.

Difícil também ficou para a Rede. No chapão com Podemos, Patriota, PMN e PRTB, a Rede terá que se superar, uma vez que a chapa pode chegar a 3 vagas, mas com Janete de Sá, Rafael Favatoo e Marcos Bruno na disputa, as lideranças da Serra podem ter dificuldades de eleição, e vão ter que superar a barreira dos 20 mil votos para ter chance.

Situação um pouco mais confortável está Jamir Malini (PP). O partido coligou com o Pros e há a expectativa de fazer duas vagas. Além de Malini, nessa chapa está à deputada Raquel Lessa, e olha-se com certa atenção para Renzo Vasconcelos. Herdeiro da família dona da UNESC e muito forte em Colatina. A briga deve ficar nesses três nomes para duas vagas.

Já o PSDB, de Vandinho Leite, está bem acomodado com o PSC, do vereador da Serra, Aílton Rodrigues. Essa pode fazer três nomes, e Vandinho é cotado para liderar os votos, e até mesmo Aílton tem boas chances de eleição.

Acredita-se que será alta a renovação política na Assembleia. Candidatos fora dos ‘favoritos’ podem surpreender e o eleitor está instável e deve haver grande número de abstenções.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também