
Não é só no Rio de Janeiro que comunidades inteiras sofrem com a guerra do tráfico. Na Serra, dois grandes bairros estão há quase uma semana sem ônibus. Isso porque segundo relatos de moradores um conhecido traficante da região de José de Anchieta II e III foi assassinado, o que desencadeou uma guerra entre gangues para assumir o controle do tráfico de drogas da região.
Com isso os ônibus deixaram de circular na região dado ao forte clima de tensão. Uma moradora da região, que preferiu não se identificar, disse que a falta de ônibus está atrapalhando quase todos os moradores. “Tudo começou na semana passada quando um traficante foi morto e desde então os ônibus não desceram mais na nossa comunidade. Na noite da última segunda-feira (06) eles começaram a circular, mas fiquei sabendo que um bandido mandou um motorista parar de fazer a rota do ônibus porque eles estavam em toque de recolher”, conta.
A moradora ainda relatou que utiliza o sistema Transcol todos os dias. “Eles começam a guerra de tráfico deles e nós moradores que ficamos prejudicados sem os ônibus. Preciso levar todos os dias minha filha para a escola que fica em Laranjeiras Velha, sem os ônibus tenho que andar meia hora com ela no sol ou na chuva”, explica
A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar que disse por meio de nota que a PM realiza policiamento diuturnamento no local. Ainda destacou que operações de abordagens a pessoas, veículos, motos e ônibus, cercos táticos são realizadas constantemente no bairro. Sobre a não circulação dos ônibus, a PM disse que a responsabilidade é da Ceturb.
Já a assessoria de comunicação da GVBus que disse que os ônibus das linhas 843 e 898 não estavam indo até o final do bairro José de Anchieta II na semana passada para garantir a segurança dos passageiros e profissionais que operam os coletivos, devido a conflitos existentes na região. As empresas responsáveis estavam aguardando a situação melhorar para voltar a operar normalmente. O que segundo a assessoria aconteceu ontem (segunda-feira), quando as linhas retomaram a operar normal no período da manhã.
No entanto, pelos mesmos motivos, a linha 843 reduziu o itinerário em alguns períodos do dia de ontem, mas hoje está normal. E nessa terça-feira, devido a uma obra da Cesan, a linha 898 precisou alterar o itinerário, mas a operação também já voltou ao normal.
Apesar da GVBus garantir que os ônibus estão circulando normalmente, moradores dizem que não.

