Grupo de dança popular de Itaunas fará apresentação e oficina no Centro Cultural, em São Diogo

Compartilhe:
Vai ter apresentação do grupo Alardo de São Sebastião, de Itaunas/Conceição da Barra, às 9 horas, totalmente gratuita e aberta a comunidade. Foto: Divulgação

Neste sábado (28), o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, receberá a programação do 1º Festival de Danças Populares de Vitória – Festival VIX.

Idealizado pela Associação Cultural Andora, o evento terá programação totalmente gratuita, com a participação de grupos de dança do Estado e de diferentes regiões do país, oficinas artísticas, visitas guiadas ao patrimônio histórico da Grande Vitória e performances em espaços educativos e de acolhimento. A iniciativa conta com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, por meio de edital fomentado pelo Instituto Cultural Vale.

Receba os melhores eventos da semana no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

No Centro Cultural, vai ter apresentação do grupo Alardo de São Sebastião, de Itaunas/Conceição da Barra, às 9 horas, totalmente gratuita e aberta a comunidade. Vai ter oficina de danças populares, dança de roda, caxambu e danças populares capixabas. Para participar não é necessário fazer inscrição, basta chegar e participar.

De acordo com Laís Loyola, presidenta da Associação Cultural Andora e coordenadora administrativa da mostra, o festival nasceu com a proposta de promover o acesso do público aos espetáculos de dança, de modo a ampliar o conhecimento sobre a cultura popular e contribuir para a formação de plateia.

“Para além do cenário da dança, a importância da realização deste festival para o cenário capixaba é também o de resgate e manutenção da cultura popular, com grupos vindos de comunidades tradicionais do Estado e de outras regiões brasileiras”, observa.

Roda de conversa

Nesta sexta (27) o Centro Cultural terá roda de conversa com Nicolas Soares, diretor od Museu de Arte do Espírito Santo; Rita Sarmento, coordenadora de Cultura do Centro Cultural Sesc Glória e Antonio Vitor, diretor do Eliziário Rangel. A temática do debate será ‘Reconhecer, explorar e frequentar espaços culturais’. A conversa acontecerá na Sala da Palavra, às 11h30. A programação faz parte do 3º Encontro dos Núcles de Arte e Cultura do Ifes.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também