Greve dos coletores | Ruas da cidade estão cheias de lixo há pelo menos 3 dias

Compartilhe:
Lixo em rua no bairro Parque Residencial Laranjeiras hoje (25). Foto: Ana Paula Bonelli
Lixo em rua no bairro Parque Residencial Laranjeiras hoje (25). Foto: Ana Paula Bonelli

As ruas da Serra estão lotadas de lixo. Isto porque, há 14 dias, os rodoviários que dirigem os caminhões de coleta de lixo entraram em greve. Apesar do tempo, a situação ficou crítica mesmo na cidade nos últimos três dias.

A paralisação acontece em toda a Grande Vitória e foi anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Espírito Santo (Sindirodoviários) e confirmado pelo TEMPO NOVO, juntamente ao presidente do órgão, Marcos Alexandre (Marquinho Jiló).

Há relatos de moradores de Parque Residencial Laranjeiras, Castelândia, Jardim Limoeiro, Serra Dourada e Porto Canoa. “Em Castelândia, ontem (24), com a chuva o lixo estava misturado no meio da água, muito lixo boiando na rua. Estava uma nhaca e o caminhão não passou por aqui para coletar o lixo doméstico”, conta Ana Paula Pereira.

Vale destacar que, na Serra, quem presta os serviços de limpeza é a Corpus Saneamento e Obras. A empresa ganhou uma nova licitação feita pela prefeitura neste ano. Sendo assim, os coletores de lixo são funcionários da Corpus, através de contrato firmado com a Prefeitura da Serra.

O TEMPO NOVO entrou em contato com a Prefeitura da Serra para saber quais as providências o município está tomando para minimizar o problema e assim que a demanda for respondida será publicada neste espaço.

Segundo um funcionário da Corpus Engenharia que não quis se identificar nesta segunda (23) e terça (24) de dia não saiu nenhum carro para coletar lixo nos bairros da Serra. “Somente o caminhão de coleta de lixo hospitalar saiu da empresa. Hoje (25) também não saiu caminhão pra coletar lixo na cidade não. A gente tem visto o secretário da Prefeitura da Serra e até o prefeito indo lá na empresa para tentar fazer com o que os caminhões saiam, mas o sindicato não está permitindo”, conta o trabalhador.

Conforme já informado anteriormente, o Sindirodoviários – que representa a categoria – realizou uma assembleia onde os trabalhadores da coleta de lixo de 28 cidades do Espírito Santo não aceitaram a proposta de reajuste oferecida pelas empresas e deliberaram pela paralisação.

A reportagem ouviu também o Sindicato das Empresas de Limpeza Pública do Espírito Santo (SELURES) que disse que vem a público registrar estarrecimento e indignação com os atos perpetrados pelo Sindirodoviários no curso do ilegal movimento de greve e com as proporções tomadas na noite de ontem (24), quando veículos que saíram por força de decisão judicial para recolhimento de lixo foram vandalizados.

A paralisação deixou de ser um ato constitucional, com reivindicações de direitos trabalhistas, para se tornar atos de vandalismos restritos aos sindicalistas, não representando a coletividade da categoria, que em momento nenhum tem se oposto a cumprir a decisão judicial.

Mais do que isso, os deploráveis registros de violência e vandalismo, com apedrejamento de caminhões e pneus furados por pessoas encapuzadas, que, ao não mostrarem o rosto, só reverberam a transgressão e a postura adotada pelo Sindorodoviários, denotando o total desapego à lei, às decisões judiciais e ao propósito com a causa daqueles que dizem  representar.

O Selures, neste momento, aguarda manifestação da Justiça, para que, com firmeza, garanta a volta de suas empresas com segurança, normalizando as atividades de Limpeza Pública e garantindo a prestação de um serviço essencial à ordem pública e à saúde da população.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também