Categories: Meio Ambiente

Greve ainda traz risco para abastecimento de água da cidade

Captação no rio Reis Magos, tratamento depende do transporte de insumos. Foto: Bruno Lyra

A greve dos caminhoneiros coloca em risco um dos serviços mais essenciais para a população: o abastecimento de água. Tanto que a Cesan informou na tarde de ontem (29) que tem tido dificuldade para receber os insumos necessários ao tratamento do líquido, que para a Serra é fornecido por dois mananciais: o rio Santa Maria e o Reis Magos.

Em nota à reportagem, a concessionária disse que até ontem estava conseguindo atender toda a demanda, mas pede a população que economize e evite o desperdício. Segundo a empresa, têm sido empregados esforços para que os caminhões com insumos possam trafegar escoltados pela força tarefa estabelecida pelo Governo para este fim.

Questionada se num cenário de agravamento da crise a empresa não poderia acionar o gatilho constitucional da priorização ao abastecimento humano e dessedentação animal em relação aos demais usos, como o da indústria, por exemplo, a Cesan não se pronunciou.

Quanto ao tratamento de esgoto, que na cidade é feito através de Parceria Público-Privada (PPP) com a Serra Ambiental, a Cesan garantiu que o serviço não está sendo prejudicado. Outro item importante do saneamento e que depende da circulação diária de caminhões, é a coleta de lixo. Neste caso a responsabilidade é da Prefeitura.

A empresa que tem o contrato para a coleta na cidade é a Engeurb. Segundo o diretor da empresa, José Carlos Zamprogno, há combustível para trabalhar, mas não adiantou por quanto tempo. “Estamos remanejando insumos com as empresa do grupo”, frisando que a coleta não foi reduzida em nenhum momento nesses dias de greve.

A EDP Escelsa, por sua vez, informou que por hora não há risco de interrupção do fornecimento de energia elétrica. 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

1 hora atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

2 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

2 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

2 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

3 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

3 horas atrás