Governo do Estado vai pagar bônus de até um salário e meio para professores

Governo do Estado anunciou bônus desempenho para os professores. Saiba quem tem direito e como receber.
Compartilhe:
Professores Bonus Governo do Estado
Professores vão receber bônus desempenho de até um salário e meio. Crédito: Divulgação

Mais de 15 mil servidores da Educação no Espírito Santo vão receber, ainda em julho, o Bônus Desempenho concedido pelo Governo do Estado. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (9) pelo governador Renato Casagrande, que destacou o investimento de R$ 48 milhões na valorização dos profissionais da rede estadual.

O benefício será pago a professores e demais servidores da Secretaria da Educação (Sedu) que atuaram em 2024, incluindo os contratados em regime de designação temporária. O pagamento será realizado junto ao salário deste mês.

“Essa é mais uma boa notícia para a educação capixaba. Estão sendo investidos R$ 48 milhões no pagamento do Bônus Desempenho aos servidores que trabalharam na nossa Rede em 2024, incluindo os de designação temporária. O pagamento será agora neste mês de julho. É uma forma de valorizar nossos profissionais”, afirmou o governador ao Jornal Tempo Novo.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Vitor de Ângelo, a bonificação será concedida com base em critérios estabelecidos em lei, avaliando o desempenho coletivo das unidades escolares e o desempenho individual de cada servidor.

“Esta medida alcança tantos os servidores efetivos, quanto aqueles contratados em regime de designação temporária, mesmo se eles já não estão mais em atuação na Rede neste ano, afinal o Bônus se refere ao ano de 2024, desde que tenham complementado os requisitos estabelecidos na legislação”, completou.

Ricardo Ferraço, Renato Casagrande e Vitor de Ângelo. Crédito: Divulgação

O vice-governador Ricardo Ferraço também comentou a importância da medida. Para ele, o bônus é uma forma concreta de premiar o esforço dos profissionais da educação capixaba.

“Esta é uma valorização, um incentivo com recurso financeiro direto na conta, dos profissionais da educação que atuam no dia a dia e têm contribuição significativa nos resultados de nossa rede. Não podemos cansar de repetir os ótimos resultados do último IDEB. A qualificação, a formação de nossas crianças e jovens é trabalho estratégico aqui no Espírito Santo e o bônus reconhece isso, com premiação adequada a quem atua com eficiência”, comentou o vice-governador.

Como funciona o Bônus Desempenho para professores?

O programa é regulamentado pela Lei Complementar nº 504 e pelo Decreto nº 2761-R, com alterações posteriores. A bonificação pode chegar a até um salário e meio por ano e leva em conta:

  • Os resultados da escola onde o servidor atua;
  • O desempenho individual de cada profissional;
  • O período de avaliação, que segue o calendário escolar.

A iniciativa reforça o compromisso do Estado com a valorização dos educadores e a busca contínua pela excelência na rede pública de ensino.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também