O Governo do Estado abriu inscrições para 400 vagas de cursos técnicos gratuitos. As formações serão ofertadas na modalidade concomitante, em parceria multicampi com o Instituto Federal (Ifes). As aulas começam no primeiro semestre de 2026.
As formações abrangem áreas estratégicas como Agropecuária, Informática para Internet, Mineração, Química, Meio Ambiente, Mecânica, Metalurgia, entre outras. No total, são 341 vagas distribuídas entre diferentes campi do Ifes, em diversas cidades.
Podem se inscrever alunos que estarão cursando a 1ª ou a 2ª série do Ensino Médio Regular, além da 1ª ou 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 2026. Os cursos têm carga horária entre 800 e 1.200 horas e duração de até dois anos.
O processo seletivo será composto pelas etapas de inscrição, classificação e matrícula, com critérios baseados na trajetória escolar em unidades públicas, inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) e residência em áreas atendidas pelo Programa Estado Presente.
Leia também
Cursos técnicos disponíveis
Os cursos ofertados pelo governo do Espírito Santo são para as seguintes áreas:
- Mecânica
- Mineração
- Eletromecânica
- Informática para Internet
- Manutenção e Suporte em Informática
- Edificações
- Comércio
- Eletrotécnica
- Meio Ambiente
- Agropecuária
- Química
- Estradas
- Metalurgia
As vagas estão distribuídas nas cidades de Vitória, Vila Velha, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guarapari, Nova Venécia e Santa Teresa.
Como se inscrever?
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet até o dia 19 de dezembro de 2025, por meio do site Seleção Aluno, do Governo do Estado.
No ato da inscrição, o candidato deve preencher a ficha cadastral e escolher o curso e o campus desejados, observando a compatibilidade de turno e horário com sua rotina escolar.
O resultado está previsto para ser divulgado no dia 6 de janeiro de 2026, no site da Secretaria da Educação (Sedu).

