No último dia 30, o Governo do Estado publicou no Diário Oficial um Termo de Autorização do qual permite que empresas façam e apresentem projetos para implantação de um ‘trem urbano’ ligando à região de Carapina, na Serra, até a Rodoviária de Vitória.
O Chamamento Público determina que as empresas interessadas devam apresentar uma modelagem técnica, operacional, econômico-financeira e jurídica referentes à implantação de modal ferroviário urbano, compreendendo a implantação, gestão, operação e manutenção do trem urbano. Determina também que a tecnologia empregada seja de ‘baixa emissão de carbono, mais sustentável e eficiente com material rodante sob os trilhos’.
No escopo do Chamamento Público, é obrigatório também que as empresas interessadas em apresentar e operar o projeto, fique responsável pela construção e gestão do “novo terminal urbano de Carapina”, que serviria para operação do trem urbano, havendo a possibilidade de e integração com o Transcol.
Além disso a Rodoviária de Vitória terá que ser adequada para ser o destino final para os passageiros que saíssem da Serra. No documento publicado, o Governo já determinou o traçado da ferrovia: BR-101 próximo ao viaduto da Vale (novo Terminal urbano de Carapina) / BR-101 / Av. Fernando Ferrari / Av. Leitão da Silva / Av. César Hilal/ Av. Vitória / Centro de Vitória / Rodoviária de Vitória; De acordo com o Google Maps, esse traçado teria aproximadamente 16 km de extensão.
As empresas interessadas terão que encaminhar um requerimento junto à Secretária de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) no prazo máximo de 30 dias corridos contados após a publicação. Ou seja, no final desse mês de Janeiro.
Uma comissão de servidores da Semobi será criada para avaliar os projetos. Serão levados em consideração critérios como “consistência e coerência” das informações e “adoção das melhores técnicas de elaboração: avaliação técnica de cada um dos produtos que compõem os estudos de viabilidade”.
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