Na manhã desta terça-feira (7), o governo do Espírito Santo inaugurou três novos Totens de Segurança no município da Serra. A cerimônia contou com a presença do governador Renato Casagrande, que ressaltou a importância de integrar tecnologia e segurança pública como estratégia essencial para reduzir os índices de violência no estado.
Com sua equipe, Casagrande participou da inauguração do Totem de Segurança localizado na Avenida Central, no bairro Parque Residencial Laranjeiras. Além dele, também foram ativados os equipamentos instalados na Av. Eldes Scherrer e no bairro Jardim Limoeiro. As novas estruturas integram um conjunto de ações do governo estadual voltadas ao fortalecimento da segurança pública, que já vem apresentando resultados significativos na queda dos índices de criminalidade.
“Estamos dando um passo importante para a segurança pública no nosso estado. São quarenta torres de monitoramento que vão cobrir toda a região metropolitana, incluindo Guarapari. Essas torres, que têm câmeras com 360 graus de visão e capacidade de leitura de placas e reconhecimento facial, são um posto de polícia fixo. A presença de tecnologia e de policiais no local é essencial para a gente conseguir agir de forma rápida e eficiente no combate ao crime”, afirmou Casagrande.
Nos últimos anos, o Espírito Santo, que já foi considerado um dos estados mais violentos do Brasil, experimentou uma significativa redução nos índices de criminalidade. O governador mencionou que, em 2011, o Espírito Santo era o segundo estado mais violento do país, com sete municípios entre os 35 mais violentos do Brasil. Inclusive, em 2008, a Serra foi considerada a cidade mais violenta do Brasil, segundo dados do Ministério da Justiça.
Leia também
“Hoje, podemos afirmar que a Serra não é mais uma das cidades mais violentas do Brasil. Com as ações conjuntas entre o Governo do Estado, a Prefeitura da Serra, a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Civil, além do trabalho social voltado para a inclusão e melhoria das condições de vida da população, conseguimos reduzir os índices de violência”, explicou o governador.
O governador também mencionou que o estado está a caminho de se tornar um dos dez mais seguros do Brasil e que o próximo passo será avançar ainda mais na integração entre as forças de segurança e na implementação de novas tecnologias que ajudam a garantir a ordem pública.
A previsão é que, até o final deste ano, outras torres de monitoramento sejam instaladas em diferentes pontos estratégicos da Grande Vitória e do interior, ampliando a cobertura e garantindo mais segurança para a população.
Como funciona os totems?
Com quatro metros de altura, os totens funcionam como uma espécie de “posto policial eletrônico”, com estruturas blindadas e equipadas com câmeras de monitoramento em 360 graus, inteligência artificial, giroflex, mensagens automáticas, botão de emergência, além de conexão direta com o CIODES 190.
O sistema permitirá que qualquer cidadão, mesmo sem celular, acione a polícia imediatamente em caso de emergência. Todo o conteúdo é transmitido em tempo real para uma central de monitoramento que funciona 24 horas por dia.
Segundo o Secretário de Segurança Pública, Leonardo Damasceno, os locais foram escolhidos após análise técnica que considerou os pontos com maior incidência de ocorrências.
Na Serra, os totens serão instalados nos seguintes locais:
- Terminal de Carapina;
- Jardim Limoeiro;
- Praça de Novo Horizonte;
- Av. Central com a Av. Norte Sul (em Laranjeiras);
- Parque Residencial Laranjeiras;
- Colina de Laranjeiras (próximo ao Shopping Montserrat);
- Serra Sede;
- Manguinhos;
- Jacaraípe.

