Governo anuncia nesta terça (18) filial da Zona Franca de Manaus no ES

Compartilhe:
O polo da Zona Franca ficará na área da Terca na Rodovia do Contorno em Cariacica, já próximo a divisa com a Serra. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra
O polo da Zona Franca ficará na área da Terca na Rodovia do Contorno em Cariacica, já próximo a divisa com a Serra. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

Nesta terça-feira (18), a partir das 11h, o governador Paulo Hartung (PMDB) concede coletiva de imprensa para detalhar a criação de um pólo de distribuição de produtos industrializados da Zona Franca de Manaus no Espírito Santo. 

O pólo deve contribuir para o fortalecimento da cadeia de distribuição capixaba nos cenários nacional e internacional. A coletiva acontece no Palácio Anchieta. 

Zona Franca:

É uma região delimitada dentro de um país, em geral próxima a portos, onde entram mercadorias nacionais ou estrangeiras e não são cobradas tarifas alfandegárias normais. O objetivo é estimular trocas comerciais e, em alguns casos, acelerar o desenvolvimento regional. Nesses lugares, o governo incentiva a criação de empresas e indústrias com estímulos financeiros, como impostos mais baixos, ou ajudando com capital financeiro. 

No Brasil, a Zona Franca de Manaus (ZFM) é um modelo dessa estratégia de desenvolvimento comercia e regional. Essa zona franca compreende três polos econômicos: comercial, industrial e agropecuário. O industrial é considerado a base da Zona Franca de Manaus e conta aproximadamente com 600 indústrias de tecnologia, gerando mais de meio milhão de empregos, diretos e indiretos.

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também