Givaldo: a fênix do PT capixaba?

Compartilhe:

Por Yuri Scardini

Depois de Lula aparecer em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto para presidente, o PT voltou com força para a geopolítica partidária.
Sinal disso é a enorme atenção que o mercado político tem tido com as eleições internas do partido, que vai escolher os comandantes dos diretórios nacionais, estaduais e municipais nos próximos dias.

Aqui no ES, os olhares se voltam para a disputa do deputado federal Givaldo Vieira com ex-prefeito de Vitória, João Coser. Givaldo vem surpreendendo a todos com um posicionamento extremamente áspero e de enfrentamento diferente do estilo dele contra o Palácio Anchieta, administrado pelo governador Paulo Hartung.

Essa movimentação brusca de Givaldo, não parece que tem a ver com um projeto de reeleição para a vaga de deputado federal. O político vem ganhando força. Ainda mais depois de Givaldo se tornar presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal. Afinal é um capixaba a frente de uma comissão na Câmara de Deputados. Além disso, dá para por nessa conta, o apoio público do senador petista Lindberg Faria (homem da tropa de choque de Lula) à sua eleição para presidência do PT capixaba.

Caso o ex-presidente venha mesmo para a disputa, e Givaldo emergir como o “cara” do PT no ES, talvez, caia no colo dele muito mais que a reeleição a federal. Ainda para se salvarem mutuamente, o blocão da esquerda se unir na nacional. Givaldo pode ser alçado para o Palácio Anchieta, tal como em 2010, quando virou o vice-governador do Estado.

Amando ou odiando, negar a força do PT nos arranjos partidários é um erro, no momento que Givaldo se levanta e diz que o governo do ES faz parte dos “golpistas”, é um sinal claro de que na mira, está o Anchieta, e se Lula abraçar Givaldo, a briga engrossa.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também