O primeiro medicamento genérico contendo dexlansoprazol recebeu registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O produto é equivalente ao medicamento de referência Dexilant e está indicado para adultos e adolescentes entre 12 e 17 anos.
O dexlansoprazol é utilizado no tratamento e cicatrização da esofagite erosiva, na manutenção da cicatrização e no alívio da azia associada à Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE). O medicamento também atua na redução da acidez estomacal.
A partir da chegada do genérico ao mercado pacientes vão contar com preços mais acessíveis, mantendo os mesmos padrões de qualidade, segurança e eficácia exigidos para os produtos de referência. Isso tende a ampliar o acesso ao tratamento, especialmente para pessoas que necessitam do uso contínuo da medicação.
Refluxo gastroesofágico:
Leia também
O refluxo gastroesofágico é o retorno involuntário do conteúdo do estômago para o esôfago, podendo causar sintomas como queimação no peito e/ou pescoço, azia, gosto azedo na boca e sensação de bolo na garganta.