Fumaça das turfas segue castigando bairros

Compartilhe:
Incêndio em vegetação no último dia 22, entre Central Carapina e Jardim Tropical, deu origem ao problema. Foto: Bruno Lyra/ Arquivo TN
Incêndio em vegetação no último dia 22, entre Central Carapina e Jardim Tropical, deu origem ao problema. Foto: Bruno Lyra/ Arquivo TN
A queimada acontece no entorno do Mestre Álvaro, principalmente na área próximo a Central Carapina. Foto: Bruno Lyra/ Arquivo TN

Ana Paula Bonelli / Gabriel Almeida

É mesmo da queima de turfa a fumaça que vem incomodando moradores dos bairros que ficam no entorno da região do Mestre Álvaro, na Serra e até de Vitória. É o que confirma o capitão Felipe Patrício das Neves da 3º Companhia do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros da Serra.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

O capitão confirmou que a fumaça vem de um incêndio em área de turfa e acrescentou que o fogo também está pegando em vegetação superficial. “O fogo já alcançou uma área de 5 a 7 mil metros quadrados. Pretendemos combater até sexta-feira. Já são cerca de cinco mil metros quadrados de queimada. E já reduzimos a queima em 30% de ontem (10) para hoje (11)”, destaca.

Oito bombeiros estão na região de Central Carapina combatendo as chamas. “Temos duas a três viaturas da corporação e 20 mangueiras trabalhando firme no local e uma bomba diesel da Cesan com mangotes também ajudando nos trabalhos”.

Patrício disse ainda que tem previsão de chuva para quinta-feira (12) e que os bombeiros vão continuar a combater o fogo, inclusive de madrugada.

O capitão também pede a colaboração da população. “É pouco provável que este fogo tenha começado de forma espontânea. Já pedimos emergencialmente à Prefeitura da Serra a instalação de placas de sinalização pedindo para não colocar fogo na região. É muito complicado este tipo de combate, principalmente nesta época em que vivemos uma crise de água”, alerta.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também