Frutas são opção prática para alimentação com nutrientes que trazem benefícios à saúde mental

Compartilhe:

A saúde mental é importante para a manutenção de todo o corpo, e uma alimentação saudável, com um cardápio equilibrado, pode contribuir para o bem-estar no dia a dia. As frutas são uma opção prática para uma boa alimentação, com nutrientes e vitaminas que trazem benefícios ao cérebro.

Os nutrientes triptofano, magnésio, vitamina B1, B3, B6, auxiliam na saúde cerebral, cognição, disposição e memória. “Quando falamos em frutas é possível encontrar esses conteúdos nutricionais na banana, abacate, ameixa e laranja. O consumo diário dessas frutas fornece combustível de qualidade para a saúde do sistema nervoso central”, comenta a nutricionista da Unimed Vitória Dalyla Formagine.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Para garantir uma boa variedade de frutas na manutenção da saúde, devem ser ingeridas de três a cinco porções desses alimentos por dia. Não existe uma regra de horário para a ingestão, e os alimentos podem integrar o menu na forma de lanches entre os intervalos do café da manhã, almoço e jantar. “Uma dica é utilizar uma fruta para a sobremesa, como a laranja, rica em vitamina C, que melhora a absorção de ferro”.

Os grãos também ganham espaço na complementação de um cardápio saudável. Por serem ricos em fibras e vitaminas, podem ser combinados com diversas opções. De acordo com Dalyla, “a aveia é uma ótima combinação e fornece triptofano, que auxilia na sensação de bem-estar e bom humor. Também é possível associar as frutas com sementes de chia, linhaça, de abóbora e oleaginosas”.

Para as pessoas que têm um quadro de saúde afetado por doenças como a diabetes, a recomendação é de que não exagerem nas porções ao longo do dia. Segundo a nutricionista, devem ser consideradas as frutas menos doces e com maior teor de fibras, como a goiaba, maçã, ameixa e o pêssego. “Já um paciente com doença renal crônica não deve consumir carambola, devido a presença da caramboxina, uma substância tóxica para indivíduos nessa condição. Cada caso precisa ser avaliado individualmente”, alerta.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também