Uma nova massa de ar de origem polar começa a influenciar o clima no Brasil a partir desta sexta-feira (8), trazendo queda acentuada nas temperaturas em diversos estados. No Espírito Santo, a previsão indica redução de 3°C a 5°C nos próximos dias.
Segundo a Climatempo, o sistema frio se forma na Argentina e avança em direção ao território brasileiro. Os primeiros estados a sentir os efeitos serão Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Nos próximos dias, a massa polar se espalha pelo Sudeste e Centro-Oeste, provocando também friagem no Acre e em Rondônia. Em algumas localidades, os termômetros podem marcar mais de 5°C abaixo do registrado nos últimos dias. Essa será a quinta onda de frio do ano e deve se estender até a próxima quarta-feira (13), com possibilidade de geada no Sul e no Mato Grosso do Sul.
Espírito Santo terá temperaturas abaixo da média

O Estado está na rota da massa de ar polar. De acordo com a Climatempo, municípios da Grande Vitória, regiões Sul e Serrana, além de parte do litoral Norte, devem registrar valores até 5°C inferiores à média histórica do período.
Leia também
Na Serra, a previsão é de que a temperatura máxima não ultrapasse 23°C na segunda (11) e terça-feira (12). Já no Norte e Noroeste capixaba, as máximas e mínimas tendem a permanecer próximas da média.
Frente fria chega no fim de semana
Além do ar polar, uma frente fria avança pelo litoral capixaba no final de semana. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) aponta que o sistema se aproxima na noite de sábado (9), aumentando a nebulosidade e provocando chuviscos nas cidades do Sul que fazem divisa com o Rio de Janeiro.
Nas demais regiões, o sábado será de tempo firme e poucas nuvens, mas o Incaper alerta para umidade relativa do ar abaixo de 30% no Noroeste e no Norte, próximo à divisa com Minas Gerais. A temperatura máxima não deve passar dos 30°C em todo o Estado.
No domingo (10), a frente fria avança, deixando o tempo instável em todas as regiões capixabas. A previsão é de chuva fraca ao longo do dia. A temperatura mínima pode chegar a 9°C nas regiões Serrana e Sul, enquanto a máxima não deve ultrapassar 22°C.

