
Nos dias 5 e 6 de outubro, Vitória irá sediar o Fórum Brasileiro Cidades Inovadoras e Gestão Eficiente (Forcige). O evento tem como objetivo debater e divulgar as experiências exitosas de parcerias entre o Poder Público e a iniciativa privada, para a solução dos crescentes desafios com vistas ao desenvolvimento eficiente e sustentável das cidades.
+ Iases abre processo seletivo com 60 vagas de nível médio e salário de R$ 3.325
O Fórum será realizado na Faculdade de Direito de Vitória (FDV), em parceria com o Instituto Verde Brasil (IVB), com a Comissão Especial de Concessões e Parcerias Público-Privadas da OAB–ES e a Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE). Entre os idealizadores do evento e mediadores do debate está o advogado especialista em Gestão Pública, Direito Público e Segurança Pública Aylton Dadalto.
O Forcige contará com estudos de casos sucedidos por debates que abordarão temas como o saneamento, o tratamento adequado dos resíduos sólidos, cidades inteligentes e educação, entre outros.
Leia também
O evento reunirá representantes de governos locais, organizações da sociedade civil, setor privado, academia e especialistas em gestão pública e desenvolvimento urbano. A ideia é promover a troca de experiências e o fortalecimento de parcerias para a construção de cidades mais inovadoras, eficientes e sustentáveis.
Para iniciar o evento Forcige, a abertura será conduzida pelo Prefeito Lorenzo Pazolini. Essa gestão vem sendo referência para o Brasil, atualmente Vitória foi reconhecida como a 7ª Cidade mais inteligente do Brasil pelo Ranking Connected Smart Cities 2023, 1º lugar em Gestão Pública do Brasil e entre outros títulos.
Além disso o evento conta com os palestrantes secretário de Estado do Meio Ambiente, Felipe Rigoni, o procurador-geral da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Anderson Sant’Ana Pedra, o gerente de engenharia de produto do Grupo Splice (SP), Alex Akira Bueno Sato, o prefeito de Carmo do Cajuru (MG) – cidade participante do fórum internacional de PPPs -, Edson de Souza Vilela, entre outros.
Segundo Aylton Dadalto, o evento promete trazer debates essenciais para a criação de mais políticas públicas de qualidade para a população de Vitória.
“A ideia é trazer modelos bem sucedidos e inovadores que mudaram a realidade da gestão pública no Brasil, assim como os da cidade de Vitória, sendo reconhecida como a 7ª Cidade mais inteligente do Brasil pelo Ranking Connected Smart Cities 2023 e 1º lugar em Gestão Pública do Brasil . Modelos que tornam a gestão pública muito mais avançada e que entreguem políticas públicas de qualidade para todos, com um bom desenvolvimento social e trazendo mais igualdade. Estamos trazendo gestores que fazem parte desses modelos e que vão expor o que fizeram para que as políticas públicas desse certo”, relatou o advogado.
A programação completa e a lista com todos os palestrantes podem ser conferidas no portal forcige.com.br.
Confira os palestrantes
Inscrições
As inscrições para participar do Fórum poderão ser realizadas até o dia 2 de outubro através do site oficial do Forcige (forcige.com.br). Após esta data, as inscrições ainda poderão ser feitas no local do evento.
No portal estão as descrições dos valores e das políticas de cancelamento e transferência de inscrição.




