Folia de Reis, congo e shows nos 462 anos de Nova Almeida

Compartilhe:
Serra
HOje (6) tem início da Festa de São Sebastião e São Benedito com a cortada do mastro. Foto: Arquivo/Leonardo Torres
No domingo (6) tem cortada do mastro com cortejo de bandas de congo em frente a Igreja de Reis Magos. Foto: Leonardo Torres

Nova Almeida é a localidade mais antiga da Serra e uma das mais velhas do Brasil e das Américas. Neste final de semana estará completando 462 anos de existência. O aniversário do balneário é domingo (6) e a agenda será marcada pela tradicional Folia de Reis e ainda as homenagens aos padroeiros São Sebastião e São Benedito que contam com cortada, puxada e fincada do mastro dos santos, além de missas e shows musicais.

Nesta sexta-feira (4), haverá missa na Igreja de Reis Magos, às 19h30 com Frei Willian. Logo após, show com Adailton Silva, às 21h, e Leandro Loss, às 22h30. Já no sábado (5), tem missa no mesmo horário e local com o padre João Batista. Após essa agenda tem apresentação da cantora Viviane Miranda, às 22h.

No domingo (6), ponto alto dos festejos, a agenda começa logo cedo, às 5 horas, com alvorada e queima de fogos. Às 18 horas, acontece a cortada do mastro de São Benedito e São Sebastião, na praça Reis Magos. Participam do cortejo à banda de congo São Benedito e São Sebastião, os congos mirins São Benedito e São Sebastião e São Pedro de Jacaraípe, além de Recongo.

Receba os melhores eventos da semana no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Às 19h30, na igreja Reis Magos, tem missa com Frei José Diniz. Logo após, tem a Festa da Epifania do Senhor, com apresentação de Folia de Reis, e show com a banda Adventus, às 22h.

A Folia de Reis de Nova Almeida acontece há 23 anos na igreja e também percorre as casas de moradores da comunidade. Foto: FOTO: Divulgação / Nova Almeida Blogspot

A Folia de Reis de Nova Almeida estará comemorando 23 anos de fundação e conta com 18 integrantes. Tradicionalmente, ela se apresenta no dia 06 de janeiro, na Igreja Reis Magos. A Folia se apresenta após a missa em comemoração ao Dia de Reis, quando adentra a igreja cantarolando músicas típicas. O grupo também percorre casas de moradores da vila de pescadores, quando recebem convites, saudando os donos da casa e respectivas famílias.

“Com o passar do tempo a comunidade local resolveu juntar ao evento cultural uma festa onde acontecem shows e atrações culturais”, segundo Sandra Gomes, responsável pelo figurino do grupo.

Todos os shows acontecem no palco montado na praça de Nova Almeida, a partir das 21 horas. E os festejos não terminam por aí: no final do mês as homenagens a São Sebastião continuam com a puxada e a fincada do mastro, além de shows.

Igreja dos Reis Magos está sendo Restauração da igreja

A Igreja de Reis Magos começou a ser restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no final de novembro. Por enquanto, a visitação só está liberada na área onde acontecem as missas. Mas ao fim das festividades, no final de janeiro, também será fechada para restauração.

A Igreja de Reis Magos é tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1943. Serão realizadas ações no telhado, nas alvenarias, nas esquadrias, pisos, forros e substituição de equipamentos hidráulicos. Também será feita a recomposição de piso do pátio e da igreja, a substituição de elementos elétricos e a realização de intervenções em elementos artísticos, como por exemplo, a higienização mecânica do quadro Adoração dos Reis Magos, mais antiga pintura a óleo do Brasil. A obra está prevista para ficar pronta em dez meses e o investimento é de R$ 720 mil.

Conheça a história

Nova Almeida completa 462 anos de fundação. O pontapé foi dado pelos padres jesuítas com a construção de uma capela coberta de palhas, em 6 de janeiro de 1557, para a catequização de índios. Na época, o local foi chamado de Aldeamento de Reis Magos. São remanescentes dessa época a Igreja e Residência de Reis Magos, monumento de reconhecido valor histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também