Categories: Meio Ambiente

Fogo em lixo radioativo da Petrobras não gerou risco à saúde, diz órgão

Dois meses depois do incêndio que atingiu 992 tambores de rejeitos radioativos da Petrobras no TIMS, saiu o resultado final da análise de água e solo da região, feita pelo Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) no Rio de Janeiro.

De acordo com a assessoria de imprensa do CNEM, não foi identificado radiação acima do limite legal e, por isso, o órgão considera que não há risco para a saúde da população. “Como imaginávamos e agora confirmamos, as análises de amostras de solo e água pela técnica de esfregaço e pela técnica radioquímica apresentaram resultados abaixo dos limites estabelecidos em norma”, diz nota do órgão enviada à reportagem.

O incêndio aconteceu no dia 28 de janeiro e demorou mais de 24 horas para ser controlado. Além de produtos plásticos, ele atingiu 992 tambores de rejeitos da extração de petróleo contendo NORM, substâncias que contêm Radio 226 e Radio 228, elementos radioativos presentes naturalmente em rochas perfuradas durante a extração de petróleo.

Já o Ibama disse que o material estava armazenado de forma irregular, a céu aberto. A Petrobras, por sua vez, negou ilegalidade e disse que os tambores estão sendo transferidos para galpões no próprio TIMS.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

5 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

5 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

6 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

6 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

7 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

7 horas atrás