Meio Ambiente

Fiscais flagram esgoto da Cesan/Ambiental Serra sendo lançado na natureza

Vazamento na ETE desativada de Cidade Continental. Foto: Divulgação/Secretaria de Meio Ambiente da Serra

Não é notícia repetida. A Cesan/Ambiental Serra, que em Parceria Público Privada (PPP) gerem o esgotamento sanitário da cidade, foram flagradas mais uma vez jogando o esgoto coletado – e cobrado – da população na natureza sem tratamento.

Desta vez o flagrante foi numa Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) desativada em Cidade Continental. Essa estação fica em frente a outra mais nova e mais moderna e que está em operação, a ETE Manguinhos. Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Serra, Cláudio Denícoli, uma equipe da fiscalização ambiental esteve na estação desativada e confirmou o vazamento.

Cláudio disse que a Cesan/ Ambiental Serra será autuada e multada. Como a equipe de fiscais estavam na ação até o momento da publicação dessa matéria, o valor da multa ainda não foi calculado.

Um vídeo feito por fiscais ambientais, mostra a água suja transbordando de uma caixa de concreto. Veja:

Com o esgoto sendo jogado na natureza sem tratamento na região, a contaminação vai parar na lagoa Carapebus, localizada no interior da Área de Proteção Ambiental Estadual de Praia Mole. Em janeiro último a lagoa teve mortandade de peixes.

A reportagem já acionou a Cesan/Ambiental Serra. Assim que tiver retorno da concessionária, publicará neste espaço.

Cidade foi pioneira na PPP do serviço, mas problemas não cessaram

A Serra foi a primeira cidade do ES a ter uma Parceria Público Privada (PPP) na gestão do esgoto. Em janeiro de 2015, a estatal do governo do ES, a Cesan, passou a ter a companhia de uma empresa privada. Essa empresa, inicialmente chamada Serra Ambiental era formada pelo consórcio Líder e Sonel Engenharia (Aterpa Martins LTDA e Mauá Participações). Posteriormente a Serra Ambiental foi comprada pela Aegea, empresa que hoje atua em 129 municípios de vários estados e diz ser, em seu site, a maior empresa privada de saneamento do país. Aí o nome da parceira da Cesan aqui na cidade mudou para Ambiental Serra.

Mas isso não mudou o papel da PPP que é o de fazer a ampliação da rede de coleta e tratamento do esgoto da Serra, universalizando o serviço até 2023. É o que está no contrato. Toda a operação da rede de coleta e tratamento de esgoto é feito pela Ambiental Serra, sob supervisão da Cesan. A Cesan continua arrecadando a tarifa de esgoto – que é cobrada na conta de água e representa 80% do valor referente ao consumo mensal de água tratada em cada imóvel – e remunera com este recurso a Ambiental Serra.

A principal justificativas da implantação da PPP era a de aumentar a capacidade de investimento para ampliar a cobertura do esgoto e melhorar a qualidade do tratamento. Mas na prática a PPP ainda não construiu novas estações de tratamento de esgoto na Serra e nem modernizou antigas.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Vereador da Serra é processado por propaganda eleitoral antecipada

Após citar um slogan de campanha, seguido de um número, supostamente de candidatura, o vereador Rodrigo Caçulo (PRB) se viu…

12 horas atrás

Governo envia equipe com 12 bombeiros para o RS nesta quinta

A terceira equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) será enviada, nesta quinta-feira (16), às 18h, para…

15 horas atrás

Comediante Haeckel Ferreira apresenta stand-up “Rá, Rá, Rá!”, em Vitória

No próximo dia 31 de maio vai ter show de stand-up "Rá, Rá, Rá!" na Casa da Música Sônia Cabral,…

15 horas atrás

Vandinho propõe lei de ressarcimento automático por perda de sinal de internet no ES

A telefonia no Brasil frequentemente figura entre os serviços mais mal avaliados pelos consumidores, especialmente no que diz respeito à…

16 horas atrás

Bar da Serra promove TBT Saloon com forró e sertanejo

Quem sente saudades dos tempos áureos do extinto Saloon, que funcionava no Parque de Exposições em Carapina, na Serra, tem…

17 horas atrás

Parque da Cidade terá festival de cerveja artesanal com música e gastronomia

Na próxima semana, o Parque da Cidade recebe mais um festival de cerveja artesanal. O Serra  Beer Festival será realizado…

18 horas atrás