Direito no Cotidiano

Filho adotivo também é para sempre!

Em recente decisão, a 5ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo negou pedido de um homem que tentou reverter à adoção por razão socioafetiva da filha de sua ex-esposa.

A adoção socioafetiva é prevista no artigo 1.593 do Código Civil “O parentesco é natural ou civil, conforme resulte de consanguinidade ou outra origem” Sendo o parentesco socioafetivo abarcado pela expressão “outra origem”.

O autor da ação, que tinha tido sua demanda atendida em primeira instância, conheceu sua “filha” quando ficou noivo de sua agora ex-esposa, e com o termino do relacionamento, alegou que só adotou a menina porque queria “agradar” sua então amada.

Em decisão acertada, a 5ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo reformou a decisão de primeira instância, alegando que mero arrependimento não é suficiente para anular uma paternidade socioafetiva (relação de pai, ou mãe, e filho, sem que haja vínculo sanguíneo). O autor da ação havia feito o reconhecimento de paternidade socioafetiva da filha de sua ex-esposa, dando, inclusive, seu sobrenome para a menina.

Após cinco meses de casamento e uma separação litigiosa, o autor alegou arrependimento quanto ao reconhecimento de paternidade pedindo anulação do ato e a exclusão do seu sobrenome do registro de nascimento da ex-enteada.

O relator do recurso, Desembargador Mathias Coltro, se manifestou informando que o Código Civil (CC) tem o reconhecimento de paternidade como irrevogável, não sendo mero arrependimento motivo válido para revogar a adoção. Sem que seja demonstrado algum vício sobre a manifestação da vontade, fraude ou simulação, não é possível reverter ou anular a adoção.

Cristiane Puppim

A autora é Advogada especialista em Direito Civil, com ênfase em direito imobiliário e condominial.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás