• CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 68.833 casos
  • 1.432 mortes
  • 66.986 curados
20.7 C
Serra
quarta-feira, 04 agosto - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 68.833 casos
  • 1.432 mortes
  • 66.986 curados

Filha de catadores de recicláveis conquista bolsa e vai estudar fora do país

Leia também

Assassino de Gerson Camata é condenado a 28 anos de prisão

  Assassino confesso do ex-governador Gerson Camara, Marcos Venício Moreira Andrade foi condenado a 28 anos de prisão. O resultado...

Câmara da Serra arquiva processo contra Jefinho do Balneário

Com 13 votos, a Câmara da Serra rejeitou o Requerimento 95/2021, que pedia abertura de processo para apuração e...

Notícia boa | Serra não registra morte por Covid-19 nas últimas 24h

A Serra não registrou nenhuma morte por Covid-19 nas últimas 24 horas. Os dados foram divulgados no final da...
Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br
Gabriel Almeida é jornalista do Tempo Novo há mais de sete anos. Atualmente, escreve para diversas editorias do jornal.

Luiza e sua família moram em Planalto Serrano. Foto: Everton Nunes

Com muito esforço de seus pais e sua dedicação aos estudos, a jovem moradora da Serra, Luíza Eleotério conseguiu uma bolsa para estudar fora do país. Seus pais, Alvanete Eleotério e Ubirajara dos Anjos, são catadores recicláveis e estão cheio de orgulho pela mais nova conquista de sua filha, que tem 18 anos.

A família é de Planalto Serrano. A mãe de Luíza, Alvanete Eleotério, conta que é um grande sonho sendo realizado. “Já fui doméstica, trabalhei no comércio, auxiliar de crianças e hoje trabalho como catadora de material reciclável na Abrasol (Associação Banco Regional Ambiental Solidário), em Planalto Serrano. Por isso, é um sonho ver isso acontecer com a minha filha”, destacou a mãe, toda orgulhosa.

Alvanete ainda afirmou que Luíza sempre teve um grande potencial nos estudos. “A Luíza sempre se destacou, tem potencial e é dedicada aos estudos. Nunca fui chamada na escola, sempre que ia aos plantões pedagógicos era só elogio. Ela vai ser o que ela quiser ser”, afirmou a mãe coruja, que contou que fez parte da alfabetização da filha.

Já o pai Ubirajara dos Anjos, mais conhecido como “Bira”, revelou que antes mesmo da filha viajar ele já está sentindo saudades. “Ela sempre foi estudiosa. Estou orgulhoso. Que tudo isso seja e aconteça para a Glória de Deus, que a tem guiado até aqui”.

Como tudo aconteceu…

Luíza participou de um processo seletivo, com provas escrita e oral, no ano passado. Assim que recebeu a notícia da aprovação, não parou de pensar na viagem. Os locais de destino da estudante estão entre Estados Unidos, Inglaterra e Canadá. O país será escolhido por sorteio. “A minha torcida será para o Canadá, porque amo o frio”, disse a estudante.

A oportunidade para aperfeiçoar o inglês vai durar três meses. Esta será a primeira vez que Luíza vai viajar para fora do país. “Pretendo levar um pouco do conhecimento que adquiri aqui e trazer ideias do que eu aprender lá, principalmente sobre como funciona a separação de resíduos. Quando eu voltar do intercâmbio também pretendo dar aulas de inglês para as crianças, de 6 a 9 anos, do bairro”, prometeu Luíza.

Dona Alvanete relembra que a filha cresceu vendo ela e o pai trabalhando na associação e lendo alguns livros que achava no meio dos recicláveis. “Ela sempre foi muito curiosa e esforçada. Quando Luíza era pequena sempre ajudava a cuidar de outras crianças na associação ou a mexer em algum programa no computador que não tínhamos o domínio. E por ela ter visto e acompanhado todas as dificuldades dos catadores, meu desejo é que ela se capacite e volte para contribuir com a nossa comunidade”, revelou a Alvanete.

Luiza e sua família moram em Planalto Serrano. Foto: Everton Nunes

A viagem

Durante o intercâmbio, com duração de três meses, além de ficarem hospedados em casas de famílias nativas, acostumadas a receber adolescentes e jovens estrangeiros, os alunos também participarão de passeios turísticos e culturais para conhecerem e absorverem ao máximo a cultura local.

Os organizadores do intercâmbio ainda não divulgaram a data da viagem, mas deve ser ainda no primeiro semestre deste ano.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra...

Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br
Gabriel Almeida é jornalista do Tempo Novo há mais de sete anos. Atualmente, escreve para diversas editorias do jornal.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!