A Serra Sede já vive a expectativa para um dos momentos mais tradicionais do calendário cultural do Espírito Santo. A Festa de São Benedito começa nesta quarta-feira (24) e segue até sábado (27), reunindo fé, cultura popular e grandes atrações musicais.
Entre os destaques da programação está o show da dupla João Bosco e Vinícius, que se apresenta na sexta-feira (26), data em que também é comemorado o Dia do Serrano, feriado municipal na cidade.
Serra: capital do ES no dia 26
A Festa de São Benedito é realizada nas principais ruas da Serra Sede e tem como marca registrada a Puxada do Navio Palermo, além da Puxada e Fincada do Mastro, manifestações que mobilizam bandas de congo, a tradicional Banda Estrela dos Artistas e milhares de fiéis que participam do cortejo como forma de pagamento de promessas.
Considerada uma das maiores celebrações do Espírito Santo em homenagem ao Santo Negro, a festa completa 180 anos de fé e tradição em 2025. A estimativa é de que cerca de 50 mil pessoas participem dos festejos ao longo dos três dias.
Leia também
O ponto alto da programação acontece na sexta-feira (26), quando, simbolicamente, a Serra se torna a capital do Espírito Santo, durante solenidade oficial realizada na Câmara Municipal.
Patrimônio cultural da Serra
A Festa de São Benedito integra o Ciclo Folclórico e Religioso do município e foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial da Serra em junho de 2021, por meio da Lei nº 5.308/2021, sancionada durante a gestão do então prefeito Sérgio Vidigal.
“São 180 anos de fé e tradição. Para nós, congueiros, não se trata apenas de uma festa. Somos descendentes diretos dessa história. É um momento sagrado, de reafirmação da identidade e de compromisso com a preservação da nossa cultura”, afirma Deivid Soares, presidente da Associação de Bandas de Congo da Serra, disse ao TN.
A Festa de São Benedito é realizada pela Associação de Bandas de Congo da Serra (ABC-Serra), Prefeitura da Serra, Secretaria da Cultura do Espírito Santo e Ministério da Cultura – Governo Federal, com patrocínio do Banestes.
O evento conta com recursos das leis de incentivo à cultura, como Funcultura, Lei Rouanet e Lei Aldir Blanc.
A programação da festa se encerra simbolicamente no domingo de Páscoa, com a tradicional Derrubada do Mastro, em frente à Igreja Matriz da Serra Sede.

Origem da festa
Segundo a tradição oral preservada pelos mais antigos, a Festa de São Benedito teve origem após o naufrágio de um navio negreiro na costa capixaba. A narrativa aponta que os sobreviventes pediram proteção a São Benedito e se agarraram ao mastro da embarcação, que os teria conduzido até terra firme.
Em agradecimento, os tripulantes prometeram homenagear o santo todos os anos, dando origem à tradição da Fincada do Mastro, um dos símbolos centrais da festa.
Programação da Festa de São Benedito 2025
24 de dezembro (quarta-feira)
- 5h – Alvorada de Natal com a Banda de Congo Konshaça e a Banda Estrela dos Artistas
- 20h – Missa de Natal na Igreja Matriz
25 de dezembro (quinta-feira)
- 17h – Missa e Procissão de Natal e de São Benedito
- 20h – Puxada do Navio Palermo com Bandas de Congo e Banda Estrela dos Artistas
- 21h30 – Show com João Felipe e Rafael
26 de dezembro (sexta-feira – Dia do Serrano)
- 9h – Missa do Serrano na Igreja Matriz
- 11h – Solenidade na Câmara da Serra (transferência simbólica da capital do Estado e entrega do Título de Cidadão Serrano)
- 12h – Exposição da imagem de São Benedito com o Congo Folclórico São Benedito
- 18h30 – Puxada do Mastro
- 21h – Fincada do Mastro e show pirotécnico
- 21h30 – Show com Priscila Ribeiro
- 22h30 – Show com João Bosco e Vinícius
27 de dezembro (sábado)
- 19h – Desfile das Bandas de Congo
- 21h30 – Show com Taiana França
- 22h30 – Show Serestão do Zé

