Categories: Divirta-se na Serra

Festa de São Benedito começa nesta semana com a cortada do mastro

Atenção: Lucas Lucco substitui Henrique e Diego em show no Dia do Serrano
A celebração é tradição de 174 anos na Serra e se estende com programação religiosa e profana até o final do mês. Foto: Edson REis

A tradicional Festa de São Benedito vai ter seu pontapé inicial neste domingo (15), quando acontece a cortada do mastro do Santo Bino, como é conhecido entre os fiéis e conguistas, a partir das 18h.

Os festejos acontecem na cidade há 174 anos e ainda vão contar, até o final do mês, com a puxada e a fincada do mastro.

Neste domingo, o cortejo sai do bairro São Domingos e se dirige pelas principais ruas de Serra Sede até o prédio da Igreja Matriz. Por volta das 17h, o congo folclórico São Benedito vai à Igreja Matriz, onde o sineiro e o fogueteiro aguardam os conguistas. Na igreja, os festeiros pedem permissão aos padroeiros São Benedito e Nossa Senhora da Conceição para darem início à festa de Santo Bino.

Acompanham os devotos festeiros três juntas de boi, enfeitadas com flores silvestres e que arrastam pelas ruas um enorme tronco representando o mastro de São Benedito. O evento também ainda terá a participação de cavaleiros e amazonas.

Participam do cortejo as bandas de congo folclórico São Benedito; São Benedito, de Campinho da Serra; São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, de Pitanga; Konchaça; São Benedito, de Santiago da Serra, e Santo Expedito. Também participa dos festejos a banda de música Estrela dos Artistas.

+ Saiba mais sobre a Festa de São Benedito

Ainda neste mês, dia 21, terá desfile das bandas de congo mirim da Serra. Dia 24, tem alvorada e missa de Natal na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

Na noite do dia 25, tem missa e procissão de Natal e de São Benedito pelas ruas da cidade. Também terá a puxada do Navio Palermo e um show com Edson Carlos (Bebê da Ivete).

Já no dia 26, quando é feriado municipal do Dia do Serrano e de São Benedito, acontece o ponto alto dos festejos com a Missa do Serrano, a entrega do título de Cidadão Serrano às personalidades de destaque do ano na Câmara Municipal e, ainda, puxada do mastro de São Benedito com bandas de congo e Estrela dos Artistas. À noite, tem show com a dupla sertaneja Henrique e Diego e a banda Rokongo.

A festa é parte do ciclo folclórico e religioso da cidade e é realizada pela Associação das Bandas de Congo da Serra (ABC), Ministério da Cidadania e Prefeitura da Serra.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás