Festa das raças – Leia a coluna ‘Cidade, Cultura e Política’

Compartilhe:
Bandas de congo da Serra durante a Festa de São Benedito, na Sede. Foto: Edson Reis
Odmar Péricles é o autor da coluna. Foto: Divulgação

Gosto de amanhecer dia vinte e seis, vendo chegar povo e banda de congo na Igreja matriz. E inevitavelmente viajo nas coisas que sei da história dessa cidade. Igreja, povo e banda de congo são condutores constituintes de todas as transformações testemunhadas pelo majestoso Mestre Álvaro.

A iglésia (como chamavam desde o latim) é âncora da história. Nela estão mentes e mãos, de muitos períodos, manifestações e credos. E que Atravessaram gerações, também geradoras e transmissoras que mantém viva as tradições. E embora não professe fé, dela extraio o ritmo e encadeamento dos fatos que giram ao seu redor, fazendo estabelecer a história da cidade.

No entanto, essa parte da história é mais contempladora da porção branca de nossa miscigenada população.

A outra parte desse enredo é ver entre os veneradores da fé, entre aqueles que peregrinam a santa fé que os confortam: as pessoas do povo, que ocupam os metros quadrados do templo. Ver entre eles os músicos da banda de congo, é deveras encantador. Homens congueiros com seus atabaques, casacas e tambores; e as saias rodadas da porta-estandarte e passistas do passo-do-congo; e seus cânticos de pura exaltação a saudade.

Essa é a outra face dessa mesma cidade. A história negra que ganhou força e expressão sincronizando-se aos feitos europeus nessa terra.

A cidade com suas histórias: a dos primeiros habitantes, de raros registros. A de portugueses que aqui se estabeleceram, organizando a produção, defesa e habitação na vila; e de negros capturados nas aldeias dos confins do continente africano. E que trouxeram junto com o trabalho forçado, sons e ritmos, ainda tão vivos e transcendentes do tempo.

Fazem quatrocentos e sessenta e três anos que Serra é palco e inspiração de seu histórico desenvolvimento dos componentes dessa festa. De fé, religiosidade, arte e da beleza de suas raças.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também