Fé e devoção em 33km de caminhada

Compartilhe:
Os Romeiros saem de Laranjeiras com a imagem de Nossa Senhora da Penha e caminham até chegar a prainha em Vila Velha. Foto: Joatan Alves

Clarice Poltronieri

Neste sábado (2), cerca de 400 romeiros serranos vão participar da tradicional Romaria dos Homens, que sai da Catedral de Vitória, no Centro, e segue até o Convento da Penha, em Vila Velha, em homenagem ao dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado.

O trajeto, de quase 33 km dura cerca de 9h. Os romeiros se reúnem na Paróquia São Francisco de Assis, em Laranjeiras, às 13h para a missa do Envio com o padre João Marcelo, e seguem a partir das 14h. A previsão de chegada à Catedral é às 18h45 e no Convento da Padroeira, às 23h.

A tradição aqui já leva cerca de 14 anos e é organizada por um grupo de moradores antigos de Laranjeiras. Apesar do nome, hoje a romaria abrange toda a família, inclusive mulheres e crianças.

Tarcizo Donatelli, um dos organizadores da Romaria na Serra, diz que a adesão é cada vez maior. “Saímos daqui com aproximadamente 400 pessoas e chegamos em Vitória com umas 1.100. Todos motivados pela fé. Também contamos com a parceria do Supermercado Perim, que ajuda com os custo das camisas, do carro de som, do ônibus, carro de som, banana e água, além do apoio das polícias e prefeituras”, diz.

“Eu e meu marido vamos há uns 12 anos. Primeiro assistimos a missa, depois vamos com a Santa em romaria. É a mãe de Deus e nossa também, por isso caminhamos com amor, fé e respeito”, frisa Ilma Borges, esposa de Tarcizo.

A romaria já agrega moradores de Barcelona, Maringá, Alterosas, Valparaíso, Laranjeiras e de outros bairros. Quem comprar a camisa, no valor simbólico de R$10, tem direito a ônibus para voltar, água e banana. Este ano os romeiros vão levar sete ônibus este ano.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também