Categories: Notícias

Fazer exame aumenta em até 90% chance de curar câncer de próstata

O Urologista Carlos Chagas diz que homens a partir de 50 anos têm de fazer exame. Foto: Divulgação

Clarice Poltronieri

No mês dedicado à saúde masculina, o Novembro Azul, o foco se volta ao câncer de próstata, o segundo que mais afeta os homens no Brasil, mas que tem altas chances de cura se descoberto logo.

Daniel de Barros, 57 anos, começou o acompanhamento médico aos 50 anos, em 2016 descobriu a doença e está na fase final do tratamento, que é feito num hospital particular na Serra.

“Fazia exame todo ano, mas ano passado atrasou a revisão e quando voltei tinha uma alteração. Fiz a biópsia e confirmou o câncer. No início você fica bastante assustado, mas ao longo do tratamento vai se acalmando. Fiz a cirurgia de retirada, radioterapia e agora o tratamento é uma injeção a cada três meses e o acompanhamento com o médico”, relata.

A rádio oncologista do Vitória Apart Hospital, Anne Karina Kiister Leon, explicou que a descoberta precoce é essencial para aumentar as chances de cura. “As chances de cura chegam a 90% quando descoberto precocemente. Mas, se ele progredir muito até o diagnóstico, essas chances podem cair para 10%. O tratamento varia conforme o paciente: cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e até mesmo observação vigilante”, enumera.

O urologista do Hospital Metropolitano, Carlos Chagas, diz quando o médico deve ser procurado.“Todo homem acima de 50 anos precisa se consultar e fazer os exames anualmente, o que inclui exames de sangue e o toque retal. E se o paciente tiver casos de câncer na família ou for negro, deve ser acompanhado a partir de 45 anos”, explica.

Chagas trata cerca de 600 pacientes e reforça que o foco da campanha deve ir além docâncer de próstata. “O Novembro Azul deve ser entendido como um alerta para o homem cuidar mais de sua saúde. Cerca de metade da população masculina não vai ao médico regularmente, o que dificulta no tratamento de algumas doenças”, frisa.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que entre no biênio 2016/2017 haja 1,8 mil novos casos no Espírito Santo. As secretarias municipal e estadual de Saúde não informaram o número de doentes na Serra e no estado.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

16 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

16 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

17 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

17 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

17 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

18 horas atrás