
Uma família de um paciente internado em hospital da Serra disse ‘sim’ e autorizou a doação de órgãos da vítima de morte encefálica. A decisão foi a responsável por ajudar seis pessoas da fila de espera por um transplante. No último dia 17, o Hospital Jayme doa Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, realizou a captação de múltiplos órgãos: coração, fígado, rins e córneas.
De acordo com informações da Secretaria de Saúde, o doador foi um paciente que sofreu uma queda e veio encaminhado ao Hospital Dr. Jayme pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
No hospital, o paciente passou por exames laboratoriais e de imagem que diagnosticaram morte encefálica, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde para esse diagnóstico, incluindo a realização de exame complementar confirmatório (eletroencefalograma).
Após receber a notícia e ser abordada pela equipe hospitalar, a família decidiu doar os órgãos do paciente. Em seguida, a Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES) foi acionada e mobilizou as equipes para a captação dos órgãos.
Leia também
As cirurgias tiveram início na manhã do dia 17 no Centro Cirúrgico do Hospital Dr. Jayme Santos Neves, e contaram com a participação de uma equipe de São Paulo e outra de Vila Velha, além de profissionais do Hospital Jayme, incluindo dois anestesistas, três técnicos de enfermagem e um enfermeiro.
O coração foi destinado a um paciente de São Paulo; o fígado a um paciente de Minas Gerais; e os rins e córneas para pacientes no Espírito Santo.
Conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo, até o dia 19 de julho, a Central Estadual de Transplantes contabilizou 2.172 pacientes aguardando por um órgão no Espírito Santo, sendo 1.200 para rim, 952 para córnea, 17 para fígado e três à espera de um coração.