[secondary_title]

Faltam testes para Covid-19 em postos de saúde e UPAs da Serra, denunciam moradores

- PUBLICIDADE-
A Upa de Castelândia é exclusiva para atendimento de coronavírus. Foto: Everton Nunes

Pacientes que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) na Serra estão denunciando a falta de testes para coronavírus nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). De acordo com eles, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), que atualmente é comandada pelo secretário Alexandre Viana, não tem fornecido a testagem para moradores que chegam nesses locais com sintomas da Covid-19. Entretanto, a Prefeitura da Serra se defende das acusações e nega o ocorrido.

É importante destacar que a situação ocorre em meio a um agravamento da pandemia em terras capixabas. Os pacientes procuraram a reportagem para denunciar a situação, mas alguns pediram para não ser identificados. De acordo com uma moradora de Jacaraípe, ela apresentou todos os principais sintomas mais leves do coronavírus e mesmo assim foi apenas receitada com medicamentos e não recebeu o direito de realizar o teste para detectar se realmente estava com a doença.

A paciente precisou ficar 14 dias em isolamento, mas até hoje sequer sabe se estava doente ou não pela Covid-19. Ela pediu para não ser identificada, pois possui familiar que trabalha na administração municipal e teme retaliações. “Não fizeram o teste, passaram as medicações e me mandaram ir para casa. Nem me pediram para ficar isolada, fiz o isolamento por minha conta, pois minha mãe possui comorbidades”, reclamou a moradora, que sentiu dor no corpo, cansaço, teve diarreia e alguns outros sintomas.

Já Andréia Daniela, moradora de Novo Horizonte, passou muito mal no dia 15 de novembro e fui até a Upa de Carapina, mas não conseguiu atendimento devido à demora na espera. Alguns dias depois foi até a Unidade Básica de Saúde de Novo Horizonte, mas não conseguiu ser testada e precisou fazer no particular. O teste deu negativo, mas pouco depois, ela voltou à unidade e recebeu atestado médico para isolamento.

+ Pandemia piora e Serra está sem estoque de remédio para tratamento da Covid-19

Ela reclama da falta de disponibilidade dos testes. “Não fizeram teste em mim e precisei gastar dinheiro no particular. Agora estou ótima, mas foi uma via-crúcis daquelas. Exame para coronavírus público eu não consegui. Ou eu pagava ou teria que ficar sem trabalhar, sendo que sou diarista e a maioria dos meus clientes são do grupo de risco. É um absurdo isso”, disse a popular.

Outra moradora também reclama. Segundo ela, em meses anteriores, as unidades básicas tinham testes rápidos, mas agora a situação é outra. “Muito triste as pessoas terem que pagar para se testarem. E quem não tem dinheiro? Antes nos postos de saúde até tinha testes, mas parece que acabaram e a prefeitura não disponibilizou mais. As pessoas precisam saber se realmente estão ou não infectadas”, reclama a residente de Cantinho do Céu.

Até o momento, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, a Serra registrou 24.424 casos confirmados, 591 mortes e 23.523 pacientes já considerados curados da doença. A cidade é a segunda com mais mortes e contaminados pela Covid-19.

Prefeitura diz que denúncias não são verdadeiras

O TEMPO NOVO entrou em contato coma Secretaria de Saúde da Serra. Por meio de nota, a pasta disse que a informação não procede. Entretanto, não quis responder se há testes rápidos nas unidades de saúde.

De acordo com a prefeitura, após consulta médica e seguindo as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, os exames continuam sendo colhidos pela Prefeitura da Serra e são encaminhados ao laboratório do Estado, responsável em analisar a amostra e liberar o resultado.

O texto da nota ainda diz que o município da Serra ampliou o número de servidores para atender a população “e foi a única cidade de todo o Espírito Santo que disponibilizou uma UPA, a de Castelândia, para atender exclusivamente aos pacientes com sintomas do novo coronavírus”.

Vale lembrar que na Grande Vitória, somente a Serra tem UPA. Das três, apenas a de Castelândia é para atendimento exclusivo de coronavírus.

Falta de medicamento para tratar coronavírus

Conforme informado pelo TEMPO NOVO no dia 21 de novembro, em meio à pandemia causada pelo coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) admitiu que, na Serra, falta um dos principais medicamentos utilizados pelos médicos no freamento de complicações causadas pela Covid-19 no corpo humano. Trata-se da Azitromicina, um antibiótico com efeito bactericida, que costuma ser receitados para casos suspeitos ou confirmados que não sejam tão graves. A informação foi confirmada pelo Município após a denúncia feita por moradores de que faltavam diversos remédios nas farmácias públicas da cidade.

De acordo com a Secretaria de Saúde, são verídicas as informações de que falta o Azitromicina em postos de saúde da cidade. No entanto, afirma que novos lotes do medicamento já foram comprados mas, devido à grande procura, o fornecedor ainda não teria realizado a entrega programada. Vale destacar que a cidade já possui 20.587 casos confirmados e 572 mortes causadas pela Covid-19.

O desabastecimento na Saúde da Serra ocorre em um momento crítico, onde a pandemia tem demonstrando sinais de fortalecimento. Na prática, vem sendo registrado um aumento nos números diários de casos confirmados e óbitos em todo o Espírito Santo, principalmente nas cidades da Grande Vitória, onde a Serra está inclusa. Além da Azitromicina, segundo moradores, faltam também outros medicamentos básicos, como anticoncepcional e até insulina.

...

Vereador da Serra é processado por propaganda eleitoral antecipada

Após citar um slogan de campanha, seguido de um número, supostamente de candidatura, o vereador Rodrigo Caçulo (PRB) se viu envolvido em uma ação...

Governo envia equipe com 12 bombeiros para o RS nesta quinta

A terceira equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) será enviada, nesta quinta-feira (16), às 18h, para o Rio Grande do...

Comediante Haeckel Ferreira apresenta stand-up “Rá, Rá, Rá!”, em Vitória

No próximo dia 31 de maio vai ter show de stand-up "Rá, Rá, Rá!" na Casa da Música Sônia Cabral, em Vitória, às 20h. O...

Vandinho propõe lei de ressarcimento automático por perda de sinal de internet no ES

A telefonia no Brasil frequentemente figura entre os serviços mais mal avaliados pelos consumidores, especialmente no que diz respeito à oferta de internet, tanto...

Bar da Serra promove TBT Saloon com forró e sertanejo

Quem sente saudades dos tempos áureos do extinto Saloon, que funcionava no Parque de Exposições em Carapina, na Serra, tem uma ótima oportunidade para...

Parque da Cidade terá festival de cerveja artesanal com música e gastronomia

Na próxima semana, o Parque da Cidade recebe mais um festival de cerveja artesanal. O Serra  Beer Festival será realizado entre os dias 23...

“Vila Velha é a bola da vez”, afirma novo presidente da Assevila

A posse da nova presidência e diretoria da Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila) reuniu lideranças políticas e empresariais e gestores públicos e...

Policial baleado na cabeça em bairro da Serra acorda do coma

O policial militar Saimen Rodrigues, que foi baleado na cabeça em Cidade Pomar, na Serra, despertou do coma. A informação foi compartilhada pela família...